Alunos da licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, na última terça-feira (16/4), no Auditório do Observatório Astronômico (Campus de Uvaranas) do “Projeto Integrado”, atividade da disciplina articuladora, que tem como característica a prática pedagógica enquanto componente curricular das licenciaturas, respeitadas as especificidades de cada curso. O encontro organizado pelo professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior (coordenador da licenciatura em Educação Física) teve a presença da pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais, Gisele Alves de Sá Quimelli, e da presidente da Comissão Permanente das Licenciaturas (Copelic), professora Olinda Thomé Chamma, além de professore do curso.
O professor Miguel Archanjo abriu os trabalhos, explicando os propósitos do encontro, de oportunizar aos acadêmicos um espaço para ouvir, falar e questionar sobre tudo o que acontece no âmbito institucional relacionado à licenciatura em Educação Física. Há dois anos na coordenação da licenciatura, o professor disse que essa atividade tem significativa importância para o curso, lembrando que a partir da implantação da disciplina articuladora, os cursos de licenciatura ganharam um novo sentido, de valorização da formação e profissão do professor. Em especial aos alunos de Educação Física, disse do desafio que todos têm de mostrar que o professor de educação física não tão somente aquele profissional que tem habilidades com a bola, mas desenvolvem que desenvolve um trabalho de respeito e comprometido com a formação de seus alunos.
A professora Olinda Thomé Chamma fez uma breve explanação sobre as proposta da Disciplina Articuladora, implantada na UEPG como um diferencial da instituição em relação aos cursos de licenciatura existentes no país. “Estamos todos juntos nessa luta de consolidação das licenciaturas”, disse a professora, recordando que em 2002, a partir de resolução do Conselho Nacional de Educação, a licenciatura deixaria de ser um apêndice, abrindo espaço para o resurgimento da profissão de professor. Sobre a Copelic, disse que a comissão foi criada para dar suporte à adaptação dos cursos de licenciatura às Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse sentido, destacou a criação da “Disciplina Articuladora”, como diferencial da UEPG em relação a outras instituições.
Em seguida, a professora Gisele Alves de Sá Quimelli falou sobre o papel da extensão na formação acadêmica. “Com a experiência de vários anos como extensionista, sinto na prática, que a extensão faz muita diferença na formação do aluno”, disse a pró-reitor, convidando os acadêmicos de Educação Física a se engajarem em projetos voltados para atende as demandas da comunidade. “A extensão tem como um de seus objetivos a formação do aluno como cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade”. Ainda falou sobre o Plano Nacional de Extensão Universitária e a diretrizes do documento que norteiam as políticas extensionistas da UEPG.
Os professores Carlos Maurício Zaremba, coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física; Alfredo Cesar Antunes, do projeto “Escola da Bola: Centro de Iniciação e Pedagogia do Esporte”; Heleise Faria dos Reis de Oliveira, do projeto de “Ginástica Laboral”; e Hermínia Marinho Bugeste, do NEP- Núcleo de Educação Para a Paz, projeto coordenado pelo professor Nei Alberto Salles Filho, fizeram uma explanação dos seus projetos. Segundo o professor Miguel Arcanjo, o próximo encontro do “Projeto Integrado” terá como tema iniciativas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).