Profissão: Educação Física e suas diferentes áreas de atuação


Não sabe o que cursar? Educação Física abre um leque de oportunidades para quem gosta de esporte e qualidade de vida.
Já sabe o que cursar? Educação Física pode ser uma boa opção para quem gosta de esporte.
As férias do meio do ano já estão acabando e enquanto algumas pessoas não sabem o que cursar, outras se enchem de dúvidas sobre qual o melhor plano a seguir. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 já está quase aí e para o ano letivo acabar não falta muito. Você gosta de esportes? Preocupa-se com a saúde do corpo? Então seguir a profissão de Educação Física pode ser uma das opções a serem analisadas.
Só conhece seu professor da escola na área? Ele já pode te explicar quais serão os desafios da carreira. Não quer dar aula? A profissão não é limitada as quadras do colégio! Entenda mais.
Quem é o profissional de Educação Física?
Quem é o profissional de Educação Física?
É a pessoa que valoriza a saúde e a capacidade física por meio de exercícios e atividades corporais. A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano voltado as atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação do corpo.
A carreira tem em sua formação duas opções para o estudante: o bacharel ou licenciado em Educação Física, no qual ambos organizam, executam e supervisionam atividades físicas pessoais ou de grupos. Preparando crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte.
Se você sempre sonhou em ser como aquele professor que não cobra matemática ou erros de português, você deve optar pelo curso de licenciatura. Ao optar por essa área, você pode lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio.
Mas se você quer fugir da escola para sempre, o bacharel é uma ótima ideia, afinal, você terá os mais variados ambientes para fazer aquilo que gosta.
Gosta de academia? Clubes? Ou ar livre? Com o bacharel você poderá escolher qualquer ambiente para trabalhar, basta se especializar e encontrar o público certo para isso. É o caso do Fabio Lorenzoni (51), que trabalha há 26 anos com a profissão e contou o motivo da escolha: “Optei pela Educação Física, focado no estilo de vida, e um sonho de criança. Sempre gostei de esportes e admirava meus professores que de uma maneira ou outra me influenciaram nesta escolha”.
O que você vai estudar?
Você precisa estudar muito para se formar em Educação Física
No curso você vai encontrar muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como ortopedia, fisiologia e anatomia. Mas não para por aí, você também verá estatística, administração e economia, além de ter disciplinas específicas.
Na licenciatura, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como práticas e psicologia da educação. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso.
Resumindo o que você poderá fazer:
Existem milhões de esportes pelo mundo e todo ano novas técnicas surgem, e o profissional acaba tendo a necessidade de escolher uma ou duas áreas para atuar. Mas não é porque você estudou uma opção que você nunca mais vai precisar rever aquilo.
Lembre-se: na manutenção do corpo, você precisa atualizar seu conhecimento para conseguir resultados, afinal, cada pessoa tem suas qualidades e defeitos, e “você precisa estar sempre atento as necessidades de cada aluno”, revela Fabio.
Você poderá atuar em várias áreas da Educação Física
Tá na moda
Você escolheu fugir das escolas e quer ganhar dinheiro? Os professores de academia resolveram ampliar seus domínios e hoje são chamados de Personal Trainer. O que ele faz? É basicamente aquele professor particular, que te ajuda naquilo que você tem mais dificuldade.
O personal acompanha de perto seu treino e fica orientando as melhores técnicas para você alcançar seu objetivo, seja o de melhoria, manutenção ou até mesmo prevenção de problemas futuros no corpo do aluno.
Fábio viu nas aulas particulares a oportunidade de ampliar seu trabalho: “Como personal ou professor, seguir nesta área para mim é simplesmente trabalhar e fazer aquilo que se gosta. A vantagem do trabalho como personal, eu divido em duas partes: financeira, onde conseguimos obter uma renda descente, e profissional, onde conseguimos fazer a diferença para nossos clientes, melhorar suas vidas e ver com mais clareza os resultados de nossa dedicação”.
Fábio Lorenzoni trabalha com musculação há 26 anos e atua como Personal Trainer
Tem mais dúvidas? Converse com seu professor da escola, ou até mesmo profissionais na academia mais próxima da sua casa. E na hora de visitar as Universidades, converse com professores ou até mesmo o coordenador do curso. Não tenha vergonha de perguntar, pois você poderá seguir essa profissão pelo resto da sua vida e não é nada legal se arrepender daquilo que será a base da sua vida.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *