Quem tem dieta equilibrada não sofre com deficiência de nutrientes no organismo. O que acelera o envelhecimento em todos os mamíferos é o excesso de calorias e a única estratégia que aumenta a longevidade é a restrição calórica.
“Apenas por doença ou impossibilidade de se alimentar em determinada razão, exemplo: pessoas de idade ou com problemas neurológicos”
Se você cria justificativas para continuar na inércia e a falta de tempo aparece como a principal delas, leia a entrevista do portal Vivo Mais Saudável com o médico oncologista Drauzio Varella. De forma simples, clara e objetiva, ele fala sobre a importância da atividade física para a saúde.
Aos 71 anos, Drauzio Varella é um grande exemplo de iniciativa e atitude. Você pode não saber, mas ele começou a praticar corrida na casa dos 50 de idade para participar de maratonas. Já correu muitas pelo mundo. Como ele aguenta encarar os 42km de cada prova? São dois treinos por semana de no mínimo 15km em meio a diversos compromissos, consultas e atendimentos.
Mas, e você, não pratica exercício por que mesmo? Com a palavra, Dr. Drauzio Varella, um dos nossos especialistas com informação que faz bem.
1. Por que praticar atividade física é importante para a saúde?
O corpo humano é uma máquina construída para o movimento. A vida sedentária é muito ruim. Não é ‘a atividade física que é importante para a saúde’, o raciocínio, é: o sedentarismo acaba com o organismo. Pressão alta, diabetes, problemas articulares… O corpo sem movimento vai enrijecendo as articulações, deteriorando o sistema respiratório, destruindo vasos sanguíneos. Imagine uma casa maravilhosa com o encanamento ruim. De que adianta!?
2. O que acontece no corpo quando praticamos atividade física?
Quando nos esforçamos fisicamente, estamos solicitando sangue para os músculos. Se o músculo solicita sangue, quer dizer que os vasos se dilatam e surgem novos vasos para irrigar melhor os músculos. Isso é uma ajuda e tanta para o coração. Assim como respirar profundamente é bom para o pulmão que expande. O exercício também consome gordura! Os músculos e os tendões ficam mais resistentes.
No ponto de vista metabólico, o trabalho muscular consome glicose (mobiliza o glicogênio armazenado no fígado), sobrecarregando menos o pâncreas. Ou seja, você interfere no organismo de forma positiva.
3. Considerando as diferentes faixas etárias, como saber o tempo de duração da atividade e a frequência ideal para que o organismo seja beneficiado?
É fato que a resistência física diminui conforme mais idade. Mas para mover-se, praticar atividades físicas, não há regra, depende apenas de preparo físico. O exercício pode ser feito pela vida toda. Eu corro 4 maratonas por ano.
4. O que é metabolismo e que mudanças ele sofre com o passar da idade?
Metabolismo é o conjunto das reações que acontecem no organismo. Com o passar da idade (envelhecimento) o tempo de resposta do organismo e o metabolismo tornam-se mais lentos, além do indivíduo ter mais chance de complicações. Um bom exemplo, é uma pessoa com idade mais avançada comer churrasco à noite. A digestão desta pessoa será mais lenta em relação a uma pessoa mais jovem.
5. Suplementos, quando são recomendados?
Apenas por doença ou impossibilidade de se alimentar em determinada razão, exemplo: pessoas de idade ou com problemas neurológicos. Fora isso não recomendo a ninguém. Quem tem dieta equilibrada não sofre com deficiência de nutrientes no organismo. O que acelera o envelhecimento em todos os mamíferos é o excesso de calorias e a única estratégia que aumenta a longevidade é a restrição calórica.
Matéria publicada pelo site Terra Brasil