Uma força-tarefa realizada por agentes de fiscalização e pelo CREF-PR fechou três academias no litoral paranaense por atuarem em situações precárias de infraestrutura. Os agentes estiveram no litoral paranaense, abrangendo as cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina, de 09 a 11 de setembro.
Foram visitadas 36 academias. Sete delas estavam fechadas e todas as 29 restantes foram autuadas, sendo que três destas foram interditadas. O que mais chamou a atenção foi estado o precário de alguns locais, que foram fechados por estar em desacordo com a Resolução 052/2002 do CONFEF, que trata da qualidade, segurança, higiene e atendimento das empresas prestadoras de serviços em atividades físicas.
Ao fechar estas pseudo-academias, as ações de fiscalização obtêm um resultado de direcionar os usuários para academias que ofereçam um ambiente adequado e orientação profissional, mantendo assim uma boa imagem da profissão, garantindo reserva de mercado para os profissionais éticos e competentes e finalmente um melhor resultado para a população que pratica atividades físicas.
As denúncias de irregularidades em academias e em casos de sonegação de direitos dos trabalhadores em educação física do Estado do Paraná deve ser feitas diretamente ao Sindicato que representa a categoria: Sinpefepar, que assim entre em contato com o CREF e MTE com o objetivo de autuar as empresas, fechá-las e tomar as providências cabíveis.
Para denunciar ligue: (41) 3045-1064 ou pelo e-mail: sinpefepar@sinpefepar.com.br.