O SINPEFEPAR reafirma seu compromisso com a formação, a produção de conhecimento e o fortalecimento da Educação Física ao apoiar oficialmente o VI Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo, que será realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2026, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O evento é uma iniciativa acadêmica consolidada, que reúne professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de Educação Física, promovendo reflexões qualificadas sobre o corpo, as práticas corporais e suas relações com a educação, o turismo e as comunidades.
Um espaço de diálogo e produção de conhecimento
Com o tema “Corpo, práticas corporais e comunidades: o olhar a partir da Educação Física, do Turismo e da Educação”, o VI Colóquio propõe ampliar o debate acadêmico e profissional sobre as práticas corporais enquanto fenômenos culturais, sociais e educativos.
A programação contará com:
-
Mesa de abertura institucional
-
Palestras de abertura e encerramento
-
Mesas-redondas temáticas
-
Apresentação de trabalhos científicos (comunicação oral)
-
Participação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras
Os trabalhos apresentados serão avaliados por comissão científica e publicados em anais eletrônicos, contribuindo diretamente para a difusão do conhecimento na área.
SINPEFEPAR e a valorização da Educação Física
O apoio do SINPEFEPAR ao Colóquio reforça o entendimento de que a valorização profissional passa, também, pelo incentivo à ciência, à pesquisa e ao debate crítico sobre a atuação da Educação Física nos diferentes campos de intervenção.
A presença do sindicato como apoiador institucional fortalece a aproximação entre a entidade sindical e a universidade pública, ampliando oportunidades de diálogo, formação continuada e reconhecimento do papel social do profissional de Educação Física.
As inscrições, submissão de trabalhos e demais informações sobre o evento devem ser consultadas diretamente junto à UFPR, por meio dos canais oficiais do Colóquio. Clique aqui.

