Os benefícios do Pilates para o tratamento de pessoas com asma

O Pilates pode trabalhar a reeducação respiratória e o desbloqueio torácico é feito por meio de exercícios para aumentar a mobilidade costovertebral. Esses exercícios tem o objetivo de melhorar as funções ventilatórias e respiratórias para evitar o aumento do volume residual.
Só quem tem asma sabe como é difícil controlar os sintomas durante uma crise. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, sendo caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos que dificultam a passagem do ar provocando contrações e comprometendo o ar. Por este motivo, as pessoas com essa doença sentem falta de ar. O problema já atinge cerca de 235 milhões de pessoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Estima-se que cerca de 10% da população no Brasil tem a doença.
A sua causa ainda não é esclarecida, mas é importante que o indivíduo entenda quais são os fatores agressores que possam desencadear a asma e reduzir a sua exposição por meio de hábitos ou tratamentos.  A prevenção e o controle dos sintomas são o segredo para evitar que as crises apareçam. E uma das formas de prevenir é fazendo pilates.
De acordo com a Tatiana Baccini, fisioterapeuta e instrutora de pilates, o pilates irá trabalhar não só a postura, mas também a respiração. “A reeducação respiratória e o desbloqueio torácico é feito por meio de exercícios para aumentar a mobilidade costovertebral. Esses exercícios tem o objetivo de melhorar as funções ventilatórias e respiratórias para evitar o aumento do volume residual”, explica a especialista.
Antes de iniciar as aulas, o professor irá fazer uma avaliação do aluno para que seja elaborado o programa de exercícios para atender sua necessidade. “Podemos apostar em exercícios de percepção corporal (proprioceptivos), alongamento, fortalecimento de grupos musculares, principalmente os responsáveis pela manutenção da postura e exercícios de relaxamento”, afirma a fisioterapeuta.
Os pacientes com asma que praticam Pilates podem notar uma melhora na respiração, no fortalecimento nos órgãos internos, alinhamento da postura, resistência física e mental. A prática de Pilates favorece a qualidade de vida e proporciona o bem estar para todos os pacientes com asma.
Matéria publicada pelo site SEGS

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *