Encontro importante para a classe trabalhadora: Representantes do SINPEFEPAR e SINDICLUBES se reúnem para discutir a próxima Convenção Coletiva de Trabalho, e estreitar laços entre as entidades.
No dia 05 de junho de 2024, o presidente do Sindicato dos Profissionais, Professores e Tecnólogos de Educação Física do Estado do Paraná (SINPEFEPAR), Professor Gildasio Santos (CREF 1011-G/PR), junto com o Assessor Jurídico da entidade, Dr. Casemiro Laporte Ambrozewicz (OAB/PR 21.712), visitaram a sede estadual do Sindicato dos Clubes Esportivos, de Cultura Física e Hípicos do Estado do Paraná (SINDICLUBES), sendo recebidos pelo presidente Ali Tarbine e seu assessor jurídico, Dr. José Carlos.
Durante o encontro foram discutidos diversos temas de interesse da classe trabalhadora, visando a consolidação da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que em breve será registrada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Compartilhar problemas enfrentados pelos trabalhadores e movimentos patronais, pode auxiliar na elaboração de soluções cada vez mais produtivas para todos.
Segundo o presidente do SINPEFEPAR, reuniões como essa fortalecem as entidades, e resultam em um ambiente de trabalho mais justo. “Esse espaço de diálogo é importante justamente porque, a partir do momento em que as entidades sindicais falam a mesma língua, há a possibilidade de construção de relações de trabalho mais justas e equitativas, fortalecendo os trabalhadores pela união nos sindicatos”, explicou Gildasio Santos.
O presidente do SINDICLUBES, também ressaltou a importância da caminhada conjunta das entidades visando um bem comum. “O encontro do SINDICLUBES com o SINPEFEPAR é um marco importante nas relações das entidades por nós representadas”, destacou Ali Tarbine.
Colaborando com o diálogo institucional, o Dr. Casemiro Laporte, Assessor Jurídico do SINPEFEPAR, comentou sobre os impactos das mudanças nas leis trabalhistas nos últimos anos, sobre os trabalhadores. “Vivemos as consequências dramáticas da imposição de uma reforma trabalhista regressiva, da terceirização generalizada e irrestrita, e da malfadada reforma da previdência, que repercutiu de forma negativa para a vida da classe trabalhadora. As contrarreformas amplificaram a informalidade, a precarização e a incidência de acidentes no trabalho. Há também um número crescente de registros de práticas antissindicais e de assédio”, explicou Laporte.
O Assessor Jurídico do SINPEFEPAR ainda falou sobre a importância da liberdade sindical e combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho. “Nesse encontro, procuramos comentar sobre essa realidade que afeta a vida da classe trabalhadora por nós representada, mas também ressaltar a importância de fortalecer laços de unidade e solidariedade com os propósitos do SINDICLUBES e SINPEFEPAR, que é seguir mantendo essa interlocução, fazendo a defesa da liberdade sindical, se contrapondo e combatendo toda e qualquer forma de assédio e discriminação. É relevante também a importância do maior equilíbrio na relação capital trabalho, na aplicabilidade da isonomia salarial entre homens e mulheres, do respeito às liberdades, da defesa da democracia, da soberania e dos direitos. Esse arcabouço serve para permitir esse diálogo no enfrentamento dessas distorções, numa perspectiva de encontrar o necessário equilíbrio para garantir efetivamente nossos direitos”, concluiu o Dr. Casemiro.
Por fim, o Professor Gildasio Santos considerou a reunião como um momento de grande crescimento para as entidades. “Foi um encontro muito produtivo e profícuo, nós trocamos experiências, ouvimos as opiniões e esperamos que essa relação se estreite de agora em diante”, finalizou Gildasio.
A reunião evidenciou a importância do diálogo e da cooperação entre as entidades sindicais, reforçando o compromisso conjunto na defesa dos direitos dos trabalhadores.