Quem anda 20 minutos por dia vive mais

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge concluiu que quem realiza um passeio diário de 20 minutos ganha anos de vida e que a falta de exercício mata duas vezes mais pessoas que a obesidade.
 
O estudo foi realizado com 334 mil pessoas e concluiu que os benefícios do exercício físico continuam evidentes, pois até o mínimo de atividade física prolonga a vida e poderá reduzir o risco de morte em um terço.
 
Não foi especificado, em números, a “vida extra” que se poderia ganhar ao fazer este tipo de exercício, mas sabe-se que queima entre 90 a 110 calorias e que as pessoas obesas poderiam esperar uma redução de 16% no risco de enfrentar a morte prematura, enquanto que as que têm peso saudável reduzem até 30% o mesmo risco.
 
Ulf Ekelund, que liderou o estudo, disse: “Isto é uma mensagem simples: uma pequena quantidade de atividade física todos os dias poderá ter benefícios consideráveis para pessoas que são fisicamente inativas. Apesar de 20 minutos fazerem a diferença, deveríamos aspirar a fazer algo mais que isso – a atividade física já provou ter benefícios na saúde e deveria ser uma parte importante do nosso dia-a-dia.”
 
Os investigadores estimaram que 337 mil de 9.2 milhões das mortes na Europa, deveram-se a obesidade. Mas o dobro – cerca de 676,000 mortes – deveu-se a inatividade.
 
“Os adultos deveriam fazer pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, em sessões de 10 minutos ou mais. Seja ir passear, andar de bicicleta ou usar as escadas em vez do elevador, manterem-se activos todos os dias ajudará a reduzir o risco de desenvolver uma doença cardíaca”, corrobora June Davidson, enfermeiro na British Heart Foundation.
 
Um estudo recente descobriu que um terço das pessoas mal consegue andar durante 30 minutos ao longo de sete dias, mesmo quando são apenas viagens até lojas, trabalho ou escola.
 
Matéria publicada pelo site Jornal Visão de Portugal

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *