Brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde

Grande oferta de informações sobre o tema tem transformado o comportamento. Segundo estudos do governo, é cada vez maior o número de pessoas preocupadas com a alimentação e a prática de exercícios físicos.
 
 
O brasileiro está mais preocupado com a própria saúde e isso já pode ser comprovado quantitativamente. De acordo com a mais recente pesquisa do Ministério da Saúde, o consumo de frutas e hortaliças aumentou, o número de adultos que praticam atividade física regularmente passou de 30,3% para 33,8% nos últimos cinco anos, a quantidade de fumantes caiu e o número de habitantes com excesso de peso ou obesidade parou de crescer pela primeira vez em oito anos.
 
A diretora de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Débora Malta, afirma que os dados positivos dizem respeito a todos os níveis de escolaridade e regiões, mas ressalta que ainda há potencial para o aumento do número de praticantes de atividade física em algumas faixas etárias.
 
Ela entende também que tanto os dados atuais quanto os projetados passam pelas campanhas de conscientização e abordagem da mídia sobre a importância de uma boa alimentação e da atividade física regular. O médico Samir Salim Daher, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, no entanto, aponta mais uma causa. ‘Médicos hoje têm uma percepção muito grande no benefício do exercício para o seu paciente.’
 
A caminhada é a atividade física mais disseminada no país. De acordo com os dados do Ministério da Saúde e de um estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, 33,7% da população que pratica atividade física faz caminhadas. O número já foi maior, mas evidencia o caráter democrático da prática.  Afinal de contas quase todas as pessoas podem caminhar, seja por recreação ou para ir ao trabalho. Muitos acabam tomando gosto pela prática e passam a correr e investir cada vez mais em um estilo de vida distinto. Mesmo assim algumas precauções precisam ser tomadas.
 
Matéria publicada pelo site CBN

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *