O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, pelo menos, 66 mil mulheres tenham diagnóstico de câncer de mama por ano. Por isso, além conhecer os fatores de risco e os sinais do câncer de mama, é fundamental saber como evitar a doença. O exercício físico pode ter papel importante na prevenção do câncer de mama e ser uma arma a mais na prevenção.
Um estudo publicado na revista científica The Lancet, em 2014, mostrou que os quilinhos a mais estavam associados a, pelo menos, dez dos cânceres analisados – entre eles, o de mama. Por quê? Porque a obesidade é responsável pela produção excessiva de hormônios, como a insulina e o estrogênio, que, em níveis abundantes, podem estimular o crescimento desordenado de células.
Uma pesquisa brasileira publicada na revista Nature, com participação do Ministério da Saúde, abordou a relação entre a falta de atividade física e o câncer de mama. Os dados mostram que o sedentarismo foi responsável por pelo menos 12% das mortes causadas pela doença no Brasil, entre 1990 e 2015. Apesar de outros fatores de risco (como consumo de álcool e sobrepeso) terem parte nesse índice, a falta de exercícios foi o principal causador. Para ter uma ideia, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas no último ano do estudo, se as pacientes tivessem feito uma caminhada de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.
Como a atividade física ajuda a prevenir o câncer de mama?
Por meio de uma série de mecanismos que, no fim das contas, acabam se complementando. Em resumo, a prática de atividades físicas reduz a gordura corporal, diminuindo, consequentemente, a concentração de estrogênio e insulina no organismo, hormônios que estão ligados ao câncer, segundo pesquisas. A atividade física regular proporciona um efeito cascata positivo para o seu organismo.
Ao mesmo tempo em que os exercícios físicos ajudam na prevenção do câncer de mama, esse bom hábito ainda pode proteger você de muitos outros males crônicos, como colesterol, diabetes, hipertensão e obesidade. Você não precisa se tornar uma atleta ou completar maratonas para ganhar essa proteção. A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de atividade física leve ou moderada por, pelo menos, 150 minutos semanais. Parece muito, mas na verdade são aproximadamente 20 minutos por dia.
Sempre que precisar e tiver dúvidas sobre como começar, procure a ajuda de um Profissional de Educação Física. Desta forma você cuidará da saúde de forma correta e sem correr riscos. Bora começar já?