SINPEFEPAR tem nova diretoria para o período de 2023 a 2028

Chapa “Construindo Novo Caminho”, encabeçada pelo professor Gildasio, assume a direção do SINPEFEPAR.

O Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná (SINPEFEPAR) está sob nova direção. Assumiu a coordenação da entidade, a chapa Construindo Novo Caminho, que foi eleita no último dia 15 de setembro de 2023, chapa única encabeçada pelo professor Gildasio Jose dos Santos (CREF 1011-G/PR), que é agora o presidente eleito e terá mandato para o período de 2023 a 2028.

Professor Gildasio, presidente do SINPEFEPAR.

Em carta direcionada aos profissionais do setor, o novo presidente aposta na união para alcançar os objetivos do sindicato. Confira a seguir, na íntegra, o primeiro pronunciamento do professor Gildasio, como presidente do SINPEFEPAR:

É com bastante orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade que assumimos a presidência do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná – SINPEFEPAR. Desafio esse que só aceitei por ter a plena convicção de que não estarei sozinho. Contarei com o apoio dos demais componentes da diretoria eleita, que aceitaram dividir comigo, a jornada pelos próximos cinco anos. E contarei, especialmente, com o apoio dos guerreiros, abnegados e sonhadores, os colegas lutadores e pioneiros do SINPEFEPAR, cada um com seu perfil, suas qualidades, mas que com muita garra doaram seu tempo e compartilham ainda sua experiência para defender os interesses da categoria do Professor/Profissional da Educação Física.

Aos conselheiros, também eleitos no conselho fiscal, dou minhas boas vindas e meus agradecimentos pela disposição em colaborar com o SINPEFEPAR. São muitas as tarefas que assumiremos. A chapa “Construindo Um Novo Caminho, nasceu da consciência construída nos últimos tempos, a consciência de que “juntos somos mais fortes”.

Estou confiante de que a gestão, que ora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, sem nunca, contudo, esmorecer em relação às justas reivindicações de nossos colegas, de todas as carreiras aqui representadas, entre elas:

  • Melhoria das nossas condições de trabalho;
  • Valorização Profissional;
  • Enriquecimento do nosso ambiente de trabalho;
  • Aquisição de níveis salariais compatíveis com o exercício profissional de nossas carreiras;
  • Regulamentação em parceria com as demais entidades de Classe do Referencial de Honorários da Categoria;
  • Definição clara das atribuições e das áreas de atuação de cada carreira (Licenciatura/Bacharel);
  • Definição de critérios justos e objetivos nos processos de negociação coletiva nos acordos e convenções coletivas de trabalho, estabelecendo cláusulas econômicas que traduzam a dignidade do profissional de educação física e cláusulas sociais que representem garantias na proteção do trabalhador.

Não se pode admitir, à luz da moderna administração pública, que também se enquadra o SINPEFEPAR, uma distinção arcaica entre os colaboradores de um mesmo segmento. Não se pode admitir que profissionais que promovem saúde, regidos pela mesma Lei (9696/98 e 14386/2022, Resolução do Conselho Nacional da Saúde nº 218/1997, Resolução CONFEF 046/2002 e o Código de Ética Resolução CONFEF 307/2015), tenham tratamento diferenciado, baseado no mito da hierarquia entre as carreiras e não em razão das qualificações técnicas ou das funções efetivamente desempenhadas.

Não podemos, em nossa atuação, contribuir para um comportamento que fragiliza o anseio de todos os profissionais: a transformação de nossa cultura organizacional, a fim de que se torne mais saudável, mais justa, mais equânime e garanta uma condição de trabalho mais digna para todos. A diretoria eleita tem a audácia de acreditar que a maior parte das nossas demandas podem ser solucionadas internamente. Mas se a audácia se revelar ilusão, usaremos de todos os meios legítimos disponíveis para avançar nos nossos pleitos.

O SINPEFEPAR vai aonde a administração não pode, ou não quer, ir. O compromisso que assumimos ao sermos eleitos é o de garantir que o SINPEFEPAR desempenhe seu papel: dar voz aos pleitos dos colegas sindicalizados. Nossa função precípua é fazer cumprir o estatuto do SINPEFEPAR, as deliberações da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, portanto, cabe a cada um de vocês, colegas professores/profissionais de educação física, conduzirem o destino do SINPEFEPAR.

A porta está aberta para todos aqueles que queiram ter suas opiniões ouvidas e suas ideias consideradas. Aqui não há cargos. Aqui falaremos de igual para igual, de colega para colegas. Aqui a ousadia tem espaço. Conclamamos a todos os profissionais, de todas as especialidades, ativos e aposentados, a ocuparem seus espaços em nossa estrutura para que, em um cenário de transformações, o SINPEFEPAR possa ser um organizador de debates amplos, plurais e qualificados que nos capacitem a uma atuação relevante no presente e nos preparem para um futuro melhor, a respeito de todo e qualquer assunto de nossos interesses enquanto profissionais da educação  e especialmente na condição de promotores da saúde em todas dimensões, conciso de nossas responsabilidades, capacitação e especificidade de intervenção, que entendemos ter sido quando da organização do SINPEFEPAR pelos pioneiros e visionários colegas que nos antecederam.

 Recebemos o SINPEFEPAR das mãos do colega e Professor Sergio Nascimento, que demonstrou grande valor em sua gestão à frente do sindicato, mesmo diante de tantas adversidades, e agora se despede, deixando avanços em nossas pautas, especialmente no que se refere à concessão isonômica de instrumentos de trabalho e o piso da categoria no Estado do Paraná, considerado o maior do Brasil, mas precisamos avançar mais e mais.

A você, Sergio Nascimento, nosso agradecimento e admiração. Contamos com seu apoio. Queremos estender a toda equipe do SINPEFEPAR o nossos agradecimentos. O trabalho de cada um de vocês foi e continuará sendo fundamental para a consecução dos nossos objetivos.

Que possamos, em um esforço conjunto, colocar muitas dessas sugestões em prática. INICIAMOS aqui e agora nosso mandato à frente do SINPEFEPAR, na esperança de fazer um grande trabalho com a participação de todos.

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!” Augusto Cury

Muito obrigado a todos!

Prof. Gildasio Jose dos Santos (CREF 1011-G/PR)
Presidente do SINPEFEPAR
http://lattes.cnpq.br/4839809306018106

 

Conheça a Nova Diretoria do SINPEFEPAR

Presidente – Gildasio Jose dos Santos – CREF 1011-G/PR
Vice-Presidente – Elienai Lenine Spinelli – CREF 6.842G/PR
1º Secretário – Adilson Vidoreto – CREF  022636-G/PR
2º Secretário – Rubens Mendes Junior – CREF017339 – G/PR
1º Tesoureiro – Weliton Augusto Gorski da Luz – CREF 20416 G/PR
2º Tesoureiro – Eduardo Owczarzak Lindner – CREF 015915-G/PR
Diretor Administrativo – João Carlos Dias Fernandes Junior – CREF 10509-G/PR

 CONSELHO FISCAL EFETIVO

Presidente – Ademir da Silva – CREF 16.531-P/PR
Secretário – Fábio José Antônio da Silva – CREF 8140 G/PR
Vogal – Jefferson Alencar da Silva – CREF31153-G/PR

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Noeli de Gouveia dos Reis – CREF 20006-G/PR
Luiz Fernando Leão Moraes – CREF 018093-G/PR
Nelson Schavalla – CREF 000003-G/PR

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *