Novo livro sobre postura e condicionamento físico

Novo livro sobre postura e condicionamento físico

Postado em agosto 6, 2014 por sinpefepar na categoria Noticias Esporte, Sinpefepar

Sérgio Guida e Maria Claudia Vanicola estão lançando no mercado brasileiro “Postura e Condicionamento Físico”, uma obra na qual renomados profissionais da Educação Física abordam os temas fundamentais para o entendimento do papel da ginástica postural nos programas de condicionamento físico.

O livro explica a anatomia e biomecânica do tronco e dos membros inferiores; Características específicas da postura ereta humana, as causas dos desvios posturais e como a educação postural pode evitar consequências deletérias ao corpo que desenvolve alterações da postura.

Além disso, esclarece também Mecanismos do crescimento e desenvolvimento humano que explicam por que algumas alterações de postura são muito comuns na adolescência e outras no envelhecimento, e o que deve ser feito para preveni-las.

Aborda as causas e consequências dos desvios posturais mais comuns do tronco e dos membros inferiores, o que é a dor lombar, intervenções por meio dos programas de Educação Física; Escoliose; Avaliação postural; Relação da respiração com os desvios posturais; indicação de exercícios para a melhoria das condições posturais e respiratórias de alunos com alterações posturais na região torácica.

Sobre os autores

SÉRGIO GUIDA

Graduado em Educação Física e em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho (UGF). Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo pela UGF. Mestre em Bases Biomédicas da Atividade Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor Técnico da Academia Delfim (RJ). Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Postural e em Fisioterapia Traumato-Ortopedia da Universidade Estácio de Sá. Professor de Anatomia Funcional e Biomecânica da pós-graduação lato sensu da Universidade Estácio de Sá. Professor de Cinesiologia da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), órgão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

MARIA CLAUDIA VANICOLA

Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Ginástica Especial Corretiva pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada/Escola de Educação Física e Esporte da USP. Coordenadora do curso de pós-graduação em Ginástica Postural RCG pela UniFMU.