3 lições de sucesso do CrossFit que podemos aproveitar nas academias

Ela chegou, e chegou para ficar!
 
A modalidade que está “inundando” as cidades brasileiras com seus “Box” (assim são chamadas as academias onde se pratica) está levando cada vez mais praticantes a experimentar esse conceito diferente de treinamento, o CrossFit. Por ser considerado novo no mercado brasileiro, ainda gera muitas dúvidas e principalmente um pouco de medo por parte do grande público.
 
Mas, o que de mais interessante deve ser observado pelos gestores em geral não diz respeito a parte de metodologia de treino e suas aplicações, e sim as lições de como a “tribo” do CrossFit é formada e como isso vêm gerando rentabilidade e novos negócios!
1ª lição: O “Coach” como referência de conhecimento e liderança
 
A pessoa não treina sozinho em um Box, isso acontece porque o profissional que conduz o treinamento, que usa a denominação Coach é valorizado e fundamental para a prática, seguindo na contramão do modelo Low Service de algumas academias que não oferecem atendimento tão próximo a seus clientes.
 
Além de fazer com que o serviço seja muito mais percebido pelo cliente, isso é refletido no ticket médio cobrado por essas academias, que é bem superior a grande maioria do mercado, mas que é reflexo do acompanhamento oferecido e da valorização do trabalho dos profissionais.
 
Conclusão: atender melhor para cobrar mais.
2ª lição: Menos é mais
 
Nada de máquinas com biomecânica cirurgicamente estudada ou esteiras com TV de led! No CrossFit a máquina é o aluno!
 
A premissa desse modelo de negócio nos mostra que estamos em plena transição de um período onde o maquinário é muito valorizado e considerado essencial para a realização de um ótimo treinamento, mas que podemos atingir resultados até superiores com uma estrutura bem menos custosa (tenha em vista o valor de investimento entre montar uma academia convencional e um Box) e que fará com que praticamente tenha um auto conhecimento dos seus limites através do próprio corpo e com elementos externos considerados simples, como barras, anilhas, caixotes de saltos, medicine ball, etc.
 
Conclusão: mais foco no resultado do cliente do que na estrutura, que deve estar em dia, mas não substitui o bom acompanhamento.
3ª lição: Um desafio novo a cada dia!
 
Quantas mulheres freqüentam somente a sala de ginástica da academia porque musculação é chata! E quantos homens fazem somente o treino de pernas na quarta- feira, isso se nesse dia não chover ou aparecer algum compromisso inevitável, como assistir o jogo do seu time na TV?
 
A metodologia de treinamento aplicada no CrossFit tem a finalidade de abranger as 10 capacidades ou aptidões físicas (segundo a sociedade mundial de fisiologistas do exercícios) para que o indivíduo seja considerado “condicionado”: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
 
Dessa maneira, o praticante passa por essas capacidades durante os treinos e ao final de cada sessão é lançado um “desafio”, chamado de WOD (Workout of the Day), que é o momento onde cada um executa os exercícios oferecendo o melhor de si, e procura melhorar seu desempenho a cada treino.
 
O reflexo disso é a aderência do cliente ao programa de treinos e o alto índice de retenção, índice esse que é considerado hoje o maior desafio para as academias em geral.
 
Conclusão: criar estratégias que dêem motivos para que o cliente volte para a academia todos os dias é tão fundamental quanto ligar para ele quando seu plano está para vencer ou enviar um email automático com o logotipo da academia.
 
O CrossFit é uma modalidade que está na crista da onda no que diz respeito ao mercado fitness, mas acredito que as melhores práticas de todos os segmentos devem ser observadas e aproveitadas de forma que venham a gerar bons resultados para as empresas, desde que estejam alinhadas com os objetivos de quem vai dizer se estamos ou não atendendo suas expectativas: O CLIENTE!
 
Matéria publicada pelo site Gestão Fitness

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