Amenize sintomas de fibromialgia com atividade física

Se você é portadora de fibromialgia, saiba que pode se beneficiar com a atividade física regular, independente do tratamento médico que esteja realizando. A doença, de causa ainda desconhecida, causa dores por todo o corpo.
Como o exercício tem capacidade analgésica devido às substâncias que faz o corpo liberar, ele ameniza as dores e os desconfortos provocados pela doença.
Mas o paciente não deve abrir mão de aconselhamento médico, de preferência um especialista em medicina do esporte, para dar inicio a qualquer atividade física. Um reumatologista também pode ajudar na escolha da atividade adequada e a montar um programa de treinamento. Além de ter de submeter a exames físicos, com avaliação das articulações e postura, exames complementares para avaliar a capacidade aeróbica também são necessários.
Com a devida orientação médica, o trabalho aeróbico deve se manter na intensidade moderada, com duração de 30 minutos inicialmente, não ultrapassando três vezes por semana. A capacidade individual de cada praticante deve ser levada em conta, já que eles vêm de um longo período de inatividade física.
O alongamento, acrescentado a atividade, ameniza as dificuldades de movimentos articulares, já que a doença atinge as fibrocartilagens.
E se houver dor durante o exercício, a atividade deve ser interrompida e o médico deve ser consultado novamente.
Matéria publicada no site Bem Estar – Globo.com

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *