Atletismo Paranaense comemora boa fase

As provas do atletismo dos 27º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) encerraram ainda no domingo (20.10), na Pista do Estádio Willie Davis, em Maringá, mas a expressiva participação dos municípios com 19 no feminino e 21 no masculino, além de uma seqüência de quebras com 11 recordes de Campeonatos Estaduais e de Jogos da Juventude são motivos para comemoração por parte da organização.
O professor Miguel Dombrowski, supervisor da modalidade, pela Secretaria de Estado do Esporte, credita o sucesso da competição a vários fatores. Para ele, a quebra de marcas foi favorecida pelo clima (estável), pela qualidade pista, uma das melhores do Brasil e também por toda estrutura que envolvia a competição que teve a parceria do município de Maringá e da Federação Paranaense de Atletismo. Esta foi à única modalidade disputada na Cidade Canção, enquanto que as demais foram todas em Umuarama.
Na classificação geral feminina, Campo Mourão faturou o título com 21 pontos com Londrina em segundo com 18, Maringá em terceiro com 16, Curitiba em quarto com 14 e Paranavaí em quinto com 12 pontos. No masculino, Londrina levou geral com 21 pontos, seguido por Campo Mourão com 18, Curitiba com 16, Paranavaí com 14 e Foz do Iguaçu com 12 pontos.
RECORDES
Em 2012, foram batidos quatro recordes no feminino e três no masculino, enquanto que neste ano foram nada menos 11, e, alguns que já duravam mais de 20 anos. Nos 100 metros rasos, o curitibano Antonio Beira de Andrade Júnior correu em 10s99, superando em um milésimo de segundo a marca anterior Matheus José de Oliveira, de São José dos Pinhais que havia igualado a marca de Genivaldo Meira, de Maringá (91) e Emerson Perin, de Medianeira (93).
No lançamento do dardo mais uma quebra histórica. Wellington Silva Morais, de Londrina lançou 63m53 superando em 4m63 a marca anterior de Julio Cesar Miranda, atleta que participou de Campeonato Mundial, que durava desde 2000. Outro londrinense, Anderson Cordeiro de Lima Cerqueira, com apenas 16 anos, estabeleceu novas marcas para as provas dos 200 com 21s74 e dos 400 metros rasos com 48s30.
Em cada competição oficial do Estado, Paranavaí volta a destacar. Mesmo não conquistando o título geral, a atleta Tamires Santana, que é treinada por um dos símbolos do atletismo paranaense Ademir Nicola Francisco (Mimi) também estabeleceu uma nova marca para a prova de lançamento do dardo com 45m82. Tamires também faz parte do quadro de atletas do Talento Olímpico Paranaense (TOP), que recebem auxílio financeiro para complementar e motivar seus treinamentos.
Com os resultados apresentados em Maringá, a safra de promissores atletas do Paraná promete fazer sucesso nos próximos, avalia o Miguel Dombrowski. “Acredito que o atletismo paranaense ainda deve dar muitas alegrias ao esporte paranaense”, frisa o dirigente.
Os Jogos da Juventude são realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte e pela Prefeitura Municipal de Umuarama através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e envolvimento de todas as Secretarias Municipais, com apoio dos Escritórios Regionais do Esporte e patrocínio da Renault. A TVSEES está transmitindo alguns da programação em Umuarama.
Confira os recordes batidos em Maringá
MASCULINO
100 metros rasos
Antonio Beira de Andrade Júnior – Curitiba – 10s99
200 metros rasos
Anderson Cordeiro de Lima Cerqueira – 21s74
400 metros rasos
Anderson Cordeiro de Lima – Londrina – 48s30
400 metros c/barreira
Mikael Antonio de Jesus – Campo Mourão – 53s28
Lançamento de dardo
Wellington Silva Morais – Londrina – 63m52 – recorde que era de Julio Cesar Miranda, atleta de Mundial desde 2000
Arremesso de peso
Wellington Silva Morais – Londrina – 18m34
Revezamento medley
Gabriel dos Santos, Luan Rafael Ferreira, Marcelo Augusto Marques e Weider Cardoso dos Santos
FEMININO
Arremesso do peso
Kerem Cristina da Silva – Cascavel –
100 metros com barreira
Isabela Paschoal Andrade – Londrina – 14s85
Lançamento do dardo
Tamires Santana – Paranavaí – 45m82
Heptatlo
Maria Letícia de Lima Peres – Campo Mourão – 3861 pontos

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *