Caminhada marca o Dia da Atividade Física e da Saúde

Curitiba é uma das capitais brasileiras que vão promover nesta sábado (06) ações de mobilização pelo Dia Mundial da Atividade Física e pelo Dia Mundial da Saúde – comemorados, respectivamente, nos dias 6 e 7 de abril. Mais de 2 mil pessoas devem participar das atividades que acontecerão a partir das 8h30 no Parque Barigüi e incluem aulas de ginástica, caminhada e apresentação artística.
O jogador de vôlei Giba, a paraatleta Jerusa Geber – que é deficiente visual e foi prata nos 100m e 200m na Paralimpíadas de Londres, em 2012 -, e o atleta Samir Cesar Sabadin, que disputa provas de marcha atlética há 20 anos, confirmaram presença na mobilização em Curitiba.
O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Moacir Pires Ramos, fala que as ações da Prefeitura não estão focadas apenas no tratamento das doenças, mas na garantia da saúde. “É importante estimular hábitos saudáveis entre a população curitibana”, comenta.
Para o coordenador de eventos da SMS, Celso Augusto Silveira, o objetivo da mobilização é levar as pessoas a tomarem consciência sobre a importância da atividade física para garantir saúde e qualidade de vida. “É importante alertar a população sobre as consequências da hipertensão e estimular a adoção de hábitos saudáveis no dia-a-dia”, comenta. Segundo ele, profissionais de saúde e de educação física estarão dando orientações à população sobre nutrição e prática de esportes.
Para oo gerente do Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM) da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Dalton Grande, a caminhada é uma forma eficaz de combate ao sedentarismoe e prevenção de doenças. “Caminhar é um exercício capaz de deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Também fortalece a cooperação, o respeito às diferenças, além de ser muito evidente a congregação das pessoas durante todo o evento, quer seja pela atividade desenvolvida ou pelo envolvimento da população”, afirma.
Em Curitiba, as ações são resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS), Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, além do apoio da Sanepar, Instituto Compartilhar e Grupo Escoteiro Tapejara.
 
Programação:
Dia Mundial da Atividade Física e pelo Dia Mundial da Saúde
9 horas: Aulão de Ginástica
9h30: Caminhada no Parque – concentração perto do Salão de Atos
10h30: Aulão de Ginástica
11 horas: Apresentação artística
 

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *