Livro comemora 60 edições dos Jogos Escolares

A Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) vai lançar no mês de agosto um livro que celebra as 60 edições dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A publicação vai contar a história dos jogos através de fotos históricas e relatos de amor e conquistas através do esporte. A competição, cuja primeira edição foi realizada em 1938, reúne alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares de todo o Estado.
Neste intervalo, em alguns anos a competição não ocorreu por uma série de fatores “extra campo”, como as duas grandes guerras, por exemplo. Atualmente os JEPs são considerados um dos maiores evento esportivos do Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão do evento, no ano passado mais de 90 mil participantes estiveram representando 1200 escolas em todas as fases do torneio (municipal, regional, macrorregional e final) e do Bom de Bola, onde são disputados apenas os jogos de futebol de campo.
Em 2012, dos 399 municípios do Paraná somente 13 não participaram do evento. Foram 386 cidades representadas nas pistas, quadras, campos e piscinas paranaenses. Mais do que
promover a saúde de suas crianças e jovens, participando da competição os municípios e seus professores dão a oportunidade para que seus alunos interajam e conheçam a realidade de outros centros, além de promover a socialização e inclusão destes jovens através do esporte na comunidade escolar. Neste ano, a fase final dos JEPs em Guarapuava (categoria B, em julho) e Foz do Iguaçu (categoria A, em agosto), haverá a estreia de duas modalidades: golf 7 e skate.
A coordenadora estadual dos JEPs, Marcia Tomadon, disse que a publicação é um marco na história do esporte escolar do Estado. “Entendo que o livro será um marco histórico e vai promover a valorização de um dos mais importantes eventos esportivos do Paraná. A história colocada no papel vai deixar uma marca para as gerações que virão. As crianças que estão começando a competir agora vão conhecer a história, como começou, como era no início e em que se transformou hoje”, explica.

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *