Paralimpíadas Escolares: Tênis de Mesa conquista dois ouros para o PR

O último dia do tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares, disputado nesta quinta-feira, dia 29, no Parque Anhembi, em São Paulo, trouxe a redenção do paradesporto escolar paranaense na modalidade. Brilhantemente, os jovens Ricardo Carneiro de 17 anos e Ana Carneiro, de 14, conquistaram duas medalhas de ouro para o Paraná em duas finais decididas na tensão do tie break.

Na primeira decisão, digna de uma grande competição nacional como são as Paralimpíadas Escolares, Ricardo derrotou o dono da casa e atual campeão paulista Franklin Alves por 3 sets a 2 e conquistou o seu primeiro título brasileiro. Com uma deficiência física que pouco interfere na mobilidade, os dois disputaram a final mais eletrizante dentre as que aconteceram hoje no Anhembi. Depois de um começo contundente e estar vencendo o jogo por 2 sets a 0, Ricardo deixou o adversário virar o jogo no terceiro set – quando vencia por 8 a 4 – e, a partir daí se perdeu na partida.

No ímpeto de matar logo o jogo, Ricardo baixou o nível de concentração e acabou perdendo o terceiro set. Nervoso e caindo na pressão de Franklin, que gritava e vibrava muito a cada acerto, Ricardo não conseguiu encaixar seu melhor jogo e acabou perdendo o quarto set, levando o jogo para o tie break. Assim que o set decisivo começou parecia que a medalha de ouro ficaria em São Paulo, já que o paulista mantinha uma confortável diferença de cinco pontos, até que o placar marcou 10×5. A partir daí começou a reviravolta paranaense e os deuses do tênis de mesa, de algum lugar, aplaudiram o que se viu. A virada veio com um daqueles pontos cuja bolinha bate “na orelha” da mesa, o que desestabilizou o adversário.

Com um saque cheio de efeito, jogadas de puro talento e sorte, Ricardo promoveu o momento de maior emoção do tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares. Numa sequência espetacular o paranaense empatou o jogo e desestabilizou Franklin, que passou a errar bolas que até então estavam entrando. Depois o jogo seguiu muito disputado e ambos optaram por uma estratégia mais convencional, sem abusar das jogadas mais arrojadas. No final, o tie break fechou em 15×13 para o paranaense, que comemorou muito o título nacional, dedicando ao seu treinador Cícero, que mora em Antonina, litoral do Paraná.

“Cara, estou muito feliz. Comecei há pouco tempo e este ano já ganhei os Jogos Escolares em Foz do Iguaçu, o que me deu a vaga para vir a São Paulo. Vou comemorar muito meu primeiro título brasileiro, a ficha nem caiu ainda. Dedico este momento ao meu treinador Cícero, que me incentivou desde o começo e me deu de presente a raquete e a toalha que usei aqui, com meu nome gravado. Ele me deu para jogar o brasileiro e com certeza isso me trouxe muita sorte”, disse Ricardo.

O outro ouro paranaense veio com a jovem Ana Cordeiro, de Francisco Beltrão. Na final, Ana venceu Tayná Damasceno, de Minas Gerais, por 3 sets a 2. No terceiro e decisivo set, Ana abriu boa vantagem e aí foi só administrar o jogo, encerrando a partida com o placar de 11×6. A medalha foi muito comemorada por ela e pelo treinador Robson Barszcz. “O paradesporto do Paraná sai fortalecido daqui de São Paulo. A Ana já foi campeã brasileira e isso é muito importante para ratificar este ouro que ela ganhou hoje. Ela ainda tem muito que evoluir na parte técnica e emocional, mas a bicampeã dos nossos Jogos Escolares tem muito valor e ainda tem um belo futuro pela frente”, disse Robson.

Os bronzes paranaenses vieram Johny, Rafaela e Yuri, todos na classe 14, para jovens com dificuldades intelectuais. “Estes também são resultados expressivos e orgulharam muito toda a comissão técnica que acompanha os atletas”, cravou Robson.

Acompanhe a classificação final do tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares:

CATEGORIA A CLASSE 11 MASCULINO
Classificação Nome UF
1º LUCAS KANSEN SC
2º WAGNER NUNES MG
3º YURI MACHADO PR
3º KAIO SANTOS RJ
5º GABRIEL BARRADAS DF
5º JOSE COSTA SP
5º GABRIEL SILVA TO
5º FELIPE OLIVEIRA ES
CATEGORIA B CLASSES 6 A 7 MASCULINO
Classificação Nome UF
1º FELIPE FORMENTIN SC
2º GUSTAVO LASKOSKY SC
3º GUSTAVO BARBOSA RJ
3º GYAN MACEDO RJ
5º GABRIEL DIAS TO
5º PAULO FONSECA SC
5º BRUNO COSTA DF
5º MISAEL CAMPOS PR
CATEGORIA B CLASSE 8 MASCULINO
Classificação Nome UF
1º RICARDO CARNEIRO PR
2º FRANKLIN ALVES SP
3º CAIO GOMES PA
3º JULIO RODRIGUES DF
5º DOUGLAS SILVA AC
5º FABIANO BARBOSA PE
5º IGOR MIRANDA AP
CATEGORIA B CLASSE 11 MASCULINO
Classificação Nome UF
1º ANDREY PEREIRA PA
2º ARIEL SANTOS MG
3º DIONE CRUZ PR
3º ALEX AMARAL SP
5º JEAN SILVA RS
5º EVERTON MASS SC
5º ALISSON GOMES RJ
5º RAFAEL SANTOS MS
CATEGORIA A CLASSE 11 FEMININO
Classificação Nome UF
1º ANA CORDEIRO PR
2º TAINA DAMASCENO MG
3º RAFELA SANTOS PR
3º CARLA PEREIRA RS
5º STEFHANIE RODRIGUES RS
5º BETANIA MALHSTEDT SC
5º TAMARA MARCONDES SP
5º MARIA SANTOS AP
 

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *