População de idosos deve dobrar nos próximos 15 anos

Nos próximos 15 anos, a população de idosos deve dobrar. O levantamento é do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Com essa expectativa, surge também um novo mercado voltado para essa faixa etária. Atualmente são 51 mil idosos só na cidade de São José dos Campos (interior de São Paulo) –nos próximos 15 anos, o número deve saltar para 108 mil, na faixa etária acima de 65 anos. Um aumento de 112%.
A terceira idade também está mais ativa. A bisavó Marilene Carneiro Langeani vive sozinha. Cuida da casa, toca teclado, viaja, faz exercícios. Ela acredita que faz parte de uma nova terceira idade. “Quando eu via meus avôs de 80 anos eu falava coitadinhos, mas hoje não me pesa esses 80 anos”, disse. “[Os idosos de hoje] São super ativos, não querem se fazer de coitadinhos. Cuidam da própria estabilidade, dinheiro, sua casas, suas compras”, completou.
A aposentada Maria Bueno, de 68 anos, também é adepta do movimento para encarar essa fase da vida. É dançando que ela pretende passar os próximos anos. “As pessoas dizem que eu estou muito bem pela idade, dizem que eu não aparento 68 anos de jeito nenhum”, afirmou.
Na turma del dança que ela frequenta, metade passou dos 60. É tanta procura que uma academia criou uma aula específica pra atender quem segue esses mesmos passos. “Sempre está tendo um aluno a mais entrando. A procura está grande porque todos estão preocupados com a saúde e em dançar”, disse o dono da academia Dênis Morita.
Aos 55 anos, Francisco Bento Pereira já está aposentado, mas não parou de trabalhar. Ele ajuda a esposa em uma loja no bairro Novo Horizonte. “Hoje nós temos padrão de vida que não dá para manter só com aposentadoria, estamos tentando manter o padrão de vida com trabalho”, afirmou o aposentado.
Com a renda, ele e a mulher mantêm os planos de saúde, INSS, uma poupança e ainda uma casa de veraneio para aluguel. “Se não cuidar antes não adianta, chegar na terceira idade doente, sem dinheiro. Tem que fazer antes”, disse a comerciante Maria do Carmo Pereira. O casal tenta manter uma boa alimentação e exercícios regulares.
As empresas que oferecem atividades para os idosos são agências de turismo com pacotes pra terceira idade, cuidadores de idosos e vários tipos de atividade física.
Matéria publicada pelo site G1

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *