Sinpefepar comemora 10 anos em agosto

O Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná completará 10 anos no dia 16 de agosto. A entidade prepara-se para as comemorações, que deverão incluir homenagens e uma publicação para resgate da história do Sindicato.
A criação do Sinpefepar faz parte das conquistas dos professores de educação física de nosso Estado (e também em todo o Brasil) que lutaram tanto e durante décadas pelo reconhecimento da profissão, que veio somente em setembro de 1998 com Lei aprovada pelo Congresso e promulgada pelo Presidente da República.
Depois da Lei, a luta se concentraria então na valorização da classe no mercado de trabalho. Como consequência, em fevereiro de 1999 surgiramas APEFs, Associações dos Profissionais de Educação Física em todo o Paraná e logo em seguida a Federação das APEFs. Era o início da trajetória que culminaria da criação de uma entidade sindical para a luta por direitos para estes profissionais.
No dia 16 de agosto de 2003 no auditório do Campus da Paraná Esporte, em Curitiba, reuniram-se professores de Educação Física de todas as regiões de nosso Estado, representantes das 38 APEF’s representantes da rede particular de ensino, do Conselho Regional de Educação Física (CREF), das academias, dos clubes esportivos e clubes sociais, atendendo edital de convocação publicado em diversos jornais, com o propósito de deliberar sobre a criação do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná – SINPEFEPAR.
 

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *