SINPEFEPAR SAÚDA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A entidade máxima da Classe dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná – SINPEFEPAR/PR, representativa dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino, clubes esportivos, sociais e de lazer, academias e outros, do Estado do Paraná, nos termos da Lei nº 9696/98, VEM PARABENIZAR, no dia 1º de Setembro, o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.
É reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física bacharel ou licenciado, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.
Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.
Atualmente, percebe-se um aumento na busca pelo condicionamento físico e o corpo perfeito, o que favorece a inserção dos profissionais de Educação Física no mercado de trabalho. É importante salientar que somente esse profissional está apto a criar planos de exercícios que garantam maior eficiência nos treinamentos. Sendo assim, ao iniciar uma atividade física, sempre se informe se há um profissional orientando a atividade. Breve Histórico do SINPEFEPAR:
Em meados de 1999, alguns notáveis e abnegados companheiros, iniciaram a organização da classe em busca de sua efetivação junto a sua categoria e a sociedade civil, quando foram construídas 40 (quarenta) APFs (associações dos Profissionais de Educação Física) no Estado do Paraná e FAPEF (Federação dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná).
Em 16 de agosto de 2003, foi constituída legalmente a entidade profissional, com sede material no Município de Curitiba/PR e de representação no Estado do Paraná, o SINPEFEPAR/PR, detém o código sindical nº 46000.000274/2004-31. É a Entidade de Classe Profissional, representativa dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino, clubes esportivos, sociais e de lazer e academias do Estado do Paraná, nos termos da Lei nº 9696/98.
Atualmente, a entidade sindical representa os trabalhadores de educação física do Estado do Paraná, dos seguimentos de CLUBES ESPORTIVOS, CLUBES SOCIAIS, ACADEMIAS DE GINÁSTICA E AFINS, ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO MEDIO, FUNDAMENTAL E SUPERIOR.
Em Março de 2010 o SINPEFEPAR, através de seu presidente devidamente constituído, Sérgio Luiz Nascimento, foi um dos fundadores e eleito VICE PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FENAPEFI, assim como COORDENADOR DA REGIAO SUL na área TECNICA E ADMINISTRATIVA DA FEDERAÇÃO.
A partir de agosto/2017, O SINPEFEPAR em parceria com o MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO/PR, será responsável como órgão fiscalizador, em diligências voltadas à defesa dos trabalhadores, com atribuição garantida pela Constituição e legislação pátria para a guarda de deveres fundamentais laborais. Desta forma, se atribui a missão com poderes implícitos e meios para atingi-los, podendo comparecer à sede das empresas no Estado do Paraná, que laborem profissionais de educação física, objetivando fiscalizar se os trabalhadores estão registrados em CTPS, recebendo todos os direitos trabalhistas de acordo com a consolidação das leis trabalhistas, convenções coletivas de trabalho, bem como acordo individual e coletivo, tendo como finalidade o cumprimento de suas funções constitucionais, com atuação do órgão responsável em qualquer infringência da lei.
Isso posto, é fundamental a participação de todos os profissionais de educação física do Paraná, em denunciar eventuais abusos e desvios de conduta por parte de empregadores, nos termos das leis trabalhistas, através do site do Sinpefepar – WWW.sinpefepar.com.br (email: sinpefepar@sinpefepar.com.br) e fones (41) 304510-64, sendo as denuncias preservadas quanto a identidade do profissional, objetivando evitar eventuais represálias por parte do patrão. Benefícios ao Associado
Na área cultural o SINPEFEPAR elabora cursos de capacitação para os profissionais e na confecção da REVISTA LITERÁRIA: “EDUCAÇÃO FISICA E SUAS AMPLITUDES”, além das parcerias com empresas de suplementos alimentares, materiais esportivos, clínicas de nutrição, de fraturas, além do suporte jurídico, entre outras.
Assim, o SINPEFEPAR tem suma importância na vida do profissional de educação física do Estado do Paraná e do Brasil, uma vez que o objetivo maior da entidade sindical é a busca por melhores salários, melhores condições de trabalho que permitam ao profissional e sua família viver com dignidade. O sindicato procura defender e garantir os direitos legais, assim como, através das convenções e acordos coletivos, ampliar esses direitos. Podemos citar como exemplo, as negociações coletivas que são realizadas anualmente nas quais a classe profissional apresenta à classe patronal as propostas de aumento salarial e as cláusulas sociais que abrangerão os empregados da categoria.
Solucionar questão trabalhista é um dos serviços prestados pelo Sindicato, através do nosso parceiro jurídico: Laporte & Cubas – Advogados Associados, com escritório profissional na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 68, 03º andar, sala 301A, Centro, Curitiba, Paraná, CEP 80.410-180, telefone (41) 3223-0024 e/ou (41) 99185-7172.
Por fim, nossos cordiais e fraternos abraços a todos os profissionais de educação física pelo seu dia e que a luta por melhores condições de trabalho seja uma vertente universal e diária de conduta e bandeira de todos por uma profissão mais valorizada socialmente e economicamente.
Curitiba, 01 de setembro de 2017.
Sérgio Luiz Nascimento
Presidente do Sinpefepar

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *