TOP 2016: Velejador paranaense conquista vaga para seleção brasileira

O velejador paranaense Andrey Godoy, de Foz do Iguaçu, está que é só alegria. O jovem de apenas 14 anos acabou de voltar de Recife (PE) com uma vaga garantida na seleção brasileira de vela, classe optimist, ao conquistar a nona colocação geral no Campeonato Brasileiro de Vela, que aconteceu na capital pernambucana no último domingo, dia 26 de janeiro.

Disputando contra 136 atletas, esta foi a primeira vez que um velejador paranaense terminou o Brasileiro no TOP 10 da classe optimist. Com o feito, Andrey passa a ser o quinto velejador paranaense a integrar a seleção nacional da categoria, ganhando a chance de participar de importantes competições nacionais e internacionais neste ano. Já em março, entre os dias 12 e 16, o jovem viaja a Salvador (BA) para disputar o Norte/Nordeste, campeonato que soma pontos para a seletiva internacional, valendo a classificação para os campeonatos Mundial, Europeu e Norte Americano.

Outra importante competição em que Andrey vai levar a marca do TOP 2016 será o Campeonato Sulamericano da Classe Optimist, realizado em Pulta del Este, Uruguai, entre 10 e 20 de abril.

O jovem pratica o esporte desde os 10 anos e atualmente veleja pelo projeto “Velejar é Preciso”, do Iate Clube Lago de Itaipu. Desde o início deste ano ele faz parte do programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016, o maior programa estadual de incentivo ao esporte do Brasil, através do qual recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 500,00. Andrey faz parte da categoria dirigida às promessas do esporte escolar que estejam matriculados na escola. O jovem, aluno do Colégio Estadual Sol de Maio, encontrou na Vela a inspiração para seguir a carreira esportiva, espelhando-se em atletas como Robert Scheidt, Marcelo Ferreira e Torben Grael, cada um deles com dois ouros olímpicos nas classes Laser e Star.

Segundo Andrey a Vela é um esporte que exige muito investimento e a bolsa que recebe mensamente do TOP ajuda a equilibrar o orçamento. “Velejo há quatro anos e ainda não tinha tido a oportunidade de comprar uma roupa própria para velejar e agora isso é possível. Vou usar o benefício para investir em equipamentos, pagar viagens e até nos treinos. Certamente isso vai possibilitar mais experiência para minha carreira”, observa.

O programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo / Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com recursos oriundos do Estado, de patrocínios diretos e de incentivos fiscais autorizados pelo Ministério do Esporte através da Lei Nacional de Incentivo ao Esporte, contando com importantes parceiros e patrocinadores como Copel e Sanepar.

 

 

Fonte: Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *