Exercícios que misturam equilíbrio e força nos ares

Já pensou em fazer um exercício físico e se sentir flanando pelos ares? A bailarina e professora gaúcha Sabrina Lermen ensina em seu estúdio Art Fitness, em Joinville, Santa Catarina, modalidades que misturam flexibilidade, equilíbrio e força. Conheça as que podem levá-lo à academia nesta temporada.
 
Pilates aéreo
 
Ideal para quem procura força, flexibilidade, bem-estar e estabilização da coluna. É uma modalidade adaptada a partir da tradicional, a mat pilates. Na forma aérea, os exercícios são adequados para todas as idades. O limite de cada aluno é respeitado e os desafios acontecem de forma progressiva. Roupas compridas que protejam a pele são ideais para a aula.
 
A prática fortalece a musculatura das costas, principalmente da lombar e do abdômen, proporcionando o realinhamento da coluna. Outros músculos ativados são aqueles que você usaria, por exemplo, para vestir uma calça apertada. Os grandes diferenciais do pilates aéreo são o balanço com alças e a possibilidade de fazer acrobacias. O que não significa que a aula é necessariamente acrobática. Mas, sim, ele é aéreo.
 
Divas
 
É mais do que subir no salto com classe. O segredo da postura de diva está na leveza, no desenvolvimento da consciência corporal e de outras habilidades. Nessa aula, você vai sensualizar como as estrelas pop, embora os passos nem sempre sejam marcados pelos saltos agulha. A maioria dos treinos é de tênis ou sem calçado. O salto entra na finalização para ajudar a desenvolver ritmo e equilíbrio. Essa é outra modalidade que leva às alturas.
 
Pole dance
 
É coisa de pele, literalmente. Além da força, é o atrito com a própria barra que mantém o corpo suspenso. Por isso, é necessário o mínimo de roupa. Não se trata somente de sensualidade. A aventura na barra traz força, flexibilidade e equilíbrio. É uma aula aeróbica, que exige e desenvolve muita resistência corporal. O desafio é esquecer a gravidade e sustentar o próprio corpo. Cada aluna pode criar coreografias orientadas pelas professoras. Não só o abdômen é exigido, todo o corpo está envolvido nessa prática que, para os experientes, faz levitar.
 
Circo
 
Um desafio para o corpo e um estímulo para a autoconfiança. Muito do que você já assistiu nos picadeiros da vida se torna real através do seu próprio corpo. Essa é a aula ideal para ganhar força, flexibilidade e resistência. Para a prática, são usadas leggings com blusas justas ou macacões de ginástica. O programa de aula está baseado no desenvolvimento de movimentos no trapézio, na perna de pau, na lira (aquele círculo de metal) e no tecido especial para acrobacias. O malabares e o slackline, claro, não podem faltar.
 
Power Ásanas
 
Trata-se de uma aula de ioga em dupla. É dinâmica e acrobática, fortalece alongando os músculos e flexibilizando os tendões. Quem o pratica também ganha equilíbrio. A inspiração dessa aula é o AcroYoga, geralmente praticado em ambientes ao ar livre.
 
Matéria publicada pelo site Zero Hora

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