Final Jojup's

Londrina é a grande campeã. Saiba mais sobre os resultados dos Jogos.
Neste sábado (17.11) em São José dos Pinhais no encerramento  dos Jojup’s uma verdadeira festa foi organizada para premiar um novo ciclo esportivo no Paraná. Com dois anos da nova gestão e quase findando o primeiro  ano de existência da Secretaria de Estado do Esporte, os números e os resultados qualitativos expressam que os municípios valorizam ainda mais as competições  organizadas pelo Governo do Estado.
Depois de três anos afastado, o título de Campeão Geral dos  Jogos da Juventude do Paraná voltou a cena em grande estilo com uma disputa que enalteceu o investimento esportivo nos jovens talentos paranaenses. Último  campeão na edição de 2008, Londrina voltou a dominar a competição e ficou com o título com 47 pontos de vantagem sobre Maringá, que terminou a competição com 422 pontos. Curitiba completou o pódio dos vencedores ao contabilizar 403 pontos.
A festa da Divisão A das modalidades coletivas aconteceu em sua maioria na quarta-feira (14.11) e neste sábado (17.11) as modalidades coletivas da Divisão B tiveram os seus campeões conhecidos.
No voleibol masculino Cascavel ficou com o título ao derrotar Umuarama por 3 sets a 1, as duas equipes sobem para a divisão A em 2013 e Umuarama vai jogar em casa, uma vez que a fase final acontece na cidade do noroeste do Estado no ano que vem. A terceira colocação ficou com Toledo.
No voleibol feminino, o título ficou com São José dos Pinhais que derrotou Guarapuava por 3 sets a 2 no jogo mais disputado da competição,
sendo que o tie-break terminou em 20 a 18 para as donas da casa. Em terceiro lugar ficou Rolândia.
No handebol masculino, o título ficou Alto Paraná que venceu Foz do Iguaçu por 37 a 35 na final. A terceira colocação ficou com Goioerê. No
feminino, o título ficou com Floraí que venceu Toledo por 26 a 20 na grande decisão, a medalha de bronze ficou com Londrina.
No futebol masculino, Nova Esperança conquistou o título ao vencer Engenheiro Beltrão por 2 a 0 na grande final. Tuneiras do Oeste ficou com a medalha de bronze vencendo nos penâltis.
Outra modalidade encerrada foi o xadrez, que teve o domínio de Curitiba no feminino, seguido de Campo Mourão e Londrina. No masculino, Londrina conquistou o título pela quarta vez consecutiva, tendo como vice-campeão Ponta Grossa e em terceiro lugar ficou a cidade sede, São José dos Pinhais.
Também foi encerrada neste sábado (17.11) a modalidade tênis de mesa tendo como campeã no feminino a equipe de Londrina pelo terceiro ano seguido. O vice-campeão é a cidade de Cascavel e terceiro lugar Maringá. No masculino quem ficou com o título foi Ponta Grossa depois de 18 anos de jejum, o último título havia sido conquista em 1994. Maringá e Cascavel completaram o pódio.
No judô feminino o melhor desempenho nas lutas em diversas categorias resultou no título de Curitiba, sendo Cascavel vice e Londrina em terceiro lugar. No masculino Curitiba também venceu depois de dois anos, com Londrina em segundo e Cascavel em terceiro.
No basquetebol masculino a festa foi de Curitiba que venceu o jogo final contra São José dos Pinhais que ficou com a prata, e Cambé ficou com o bronze. No feminino, Goioerê ficou com o título ao vencer São José dos Pinhais, as duas equipes voltam à elite no ano que vem. O bronze ficou com Umuarama.
Briga intensa pelo título do atletismo feminino, mas no final o troféu acabou com Curitiba e Londrina terminou como vice-campeão. A terceira colocação do atletismo ficou com Maringá. No masculino o título ficou com Londrina, em segundo ficou Campo Mourão e Paranavaí terminou em terceiro lugar.
Última modalidade a encerrar, o futsal teve como campeã no feminino a equipe de Ivaiporã vencendo por 3 a 0 a equipe de Luiziana. A terceira colocação ficou com a equipe de Assaí. No masculino a decisão foi nos pênaltis. Depois de empate em 3 a 3 no tempo normal, Prudentópolis conquistou o título ao vencer por 4 a 3 Maringá e ficar com o título do futsal masculino. A terceira colocação ficou com a equipe de Matelândia.

Campanha do campeão:

Londrina foi campeão no atletismo feminino, futsal masculino, taekwondo feminino, tênis feminino e masculino, tênis de mesa masculino e no xadrez masculino. Foi vice-campeão no atletismo masculino, taekwondo masculino, basquete feminino e masculino, handebol masculino, judô masculino e em terceiro no karatê feminino e masculino, no futebol masculino, futsal feminino, ciclismo feminino, ginástica rítmica, judô feminino e xadrez feminino. Somente no handebol feminino disputou a divisão B onde foi terceiro . Com esses resultados Londrina alcançou 469 pontos.
Segundo o chefe da delegação londrinense nos Jojup’s , Pedro Lanaro, o título é fruto de um trabalho árduo de técnicos obstinados a revelar grandes talentos em várias modalidades: “O mérito é primeiramente dos atletas que conquistaram suas medalhas, mas não podemos esquecer os técnicos que fazem o mais importante papel de descobrir e lapidar os verdadeiros talentos londrinenses.”
Campeão: Londrina (469 pontos)
Vice-Campeão: Maringá (422 pontos)
3º Lugar: Curitiba (403 pontos)
4º Lugar: Cascavel (344 pontos)
5º Lugar: Ponta Grossa (290 pontos)
6º Lugar: Foz do Iguaçu (230 pontos)
7º Lugar: Campo Mourão (193 pontos)
8º Lugar: Toledo (136 pontos)
9º Lugar: São José dos Pinhais (120
pontos)
10º Lugar: Paranavaí (98 pontos)

Campeão do Troféu Disciplina

Outro troféu entregue no apagar das luzes dos Jojup’s é o Troféu Disciplina, denominado Troféu Lourival Gonçalves dos Santos, que premia a delegação com os melhores índices de disciplina no decorrer dos jogos obedecendo critérios de cartões e advertências nas competições e também os julgamentos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva dos Jojup’s.
O troféu nem precisou ser transportado para longe de onde foi entregue, ele vai abrilhantar a galeria de troféus do recém inaugurado Ginásio Max Rosenmann, pois o título ficou com São José dos Pinhais. Em segundo ficou Rolândia e a terceira colocação ficou Astorga.
Avaliação dos Jogos
O Secretário Evandro Rogério Roman esteve durante a competição em São José dos Pinhais e considerou que os Jogos da Juventude é uma ferramenta primordial para a evolução do atleta paranaense. Segundo Roman, a competição que iniciou em 1987 preenche a lacuna existente entre os Jogos Escolares e os Jogos Abertos que já existem há mais de 50 anos.
“Tivemos algumas alterações nos formatos dos Jogos Escolares e dos Jogos Abertos e também com alteração de idade dos Jogos da Juventude. Os municípios compraram essa ideia que funcionou neste ano. São José dos Pinhais mostrou que está entre os grandes centros esportivos do Estado, recebeu bem a competição e a equipe da secretaria de esportes do município está de parabéns pela organização.” completou o Secretário.
Na avaliação do Coordenador Geral dos Jojup’s, Luis Antonio Costenaro a realização do 26º Jogos da Juventude do Paraná é um marco importante para o esporte paranaense, primeiro porque desmistificou a não realização de competições longe do triangulo formado entre Londrina, Foz do Iguaçu e Pato Branco, e também porque coloca a cidade de São José dos Pinhais como uma das grandes forças do esporte paranaense.
“Tivemos uma edição sem muitos problemas, normal e dentro dos padrões exigidos, aliás, em alguns casos a estrutura oferecida foi até melhor do que é recomendado. Voltamos a ter a rivalidade sadia entre os municípios na luta pelo título de campeão geral, e isso é esporte, onde vencedores respeitam os seus adversários e os perdedores sabem reconhecer a conquista do oponente,” completou Luis Antonio Costenaro.
O diretor geral dos Jojups, José Alberto de Campos enalteceu o comprometimento de todos os profissionais envolvidos com a realização dos Jogos da Juventude: “Quando vemos uma partida ou uma prova sendo realizada não percebemos que para aquilo acontecer muitas pessoas se dedicaram para tudo dar certo. Desde a programação dos jogos, das provas, limpeza e estruturação do local da competição, o transporte, a arbitragem, os resultados, a divulgação pela imprensa… tudo isso tem uma pessoa responsável e a eles é que o esporte
deve ser grato, pois são o sangue da equipe, sem eles nada seria possível.”
A 26º edição dos Jogos da Juventude do Paraná foram realizados pelo Governo do Estado do Paraná, com a organização da Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais e com o patrocínio da Renault.
Fonte: Site oficial Jojup’s

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *