Internet muda os hábitos por alimentação saudável e exercícios

Nutricionista e personal trainer alertam para riscos de seguir dieta e exercícios sem acompanhamento.
Cada vez mais, a internet vem ganhando espaço como difusora de padrões de comportamento. E o padrão de vida saudável não poderia ficar de fora.
Aplicativos, páginas no Facebook, Instagram, blogs e sites sobre o assunto invadem a rede em escalas gigantescas.
“Meu objetivo é reduzir o máximo a gordura corporal, para ficar magra e definida”
São inúmeras contas que carregam os nomes fitness, saudável, maromba, e assim por diante.
A pauta é sempre a mesma: qual a dieta e o exercício ideal para emagrecer ou ganhar massa muscular.
Esses perfis fitness levantam cada vez mais os ânimos de pessoas a buscarem mudar seus hábitos, melhorarem sua saúde e viverem da mesma forma, como se vê nas redes sociais.
A estudante cuiabana Luiza Harmatiuk, de 19 anos, é uma dessas pessoas motivadas a mudar de vida com a internet. Ela começou a malhar há três anos, por conta da musa do abdôme trincado, Bella Falconi, atualmente grávida de sete meses.
Luiza malha há três anos e quer abdômen definido “Meu objetivo é reduzir o máximo a gordura corporal, para ficar magra e definida”, contou Luíza. Para conseguir seu objetivo, a estudante afirmou que segue uma dieta balanceada, não bebe bebida alcoólica, prefere os alimentos integrais, verduras, legumes, frutas e carnes magras. Luiza também consome Whey, BCAA e termogênicos.
O estudante Caio da Silva também tirou da internet sua inspiração para ter uma rotina de exercícios físicos. Caio treina de segunda a sexta e, no final de semana, ainda corre nos parques da cidade. Seu objetivo é ter um corpo parecido ao do atleta Felipe Franco.
Caio treina há nove meses e afirma que corpo já teve melhoras “Já treino há nove meses e, nesse período, notei muita melhora no abdôme e no peito”, afirmou. Caio disse que come de tudo, mas com moderação.
“Durante a semana, me alimento bem, como bastante verduras, frutas, proteínas, mas, no fim de semana, me permito a comer o que quero”, disse.
Alerta
Se a internet influencia ou não a vida dos seguidores, no âmbito da internet, a nutricionista Elaine Cristina de Lara alertou para o perigo de seguir dietas ou orientações alimentares, sem consultar um médico e um nutricionista.
“As consequências são muitas, como, por exemplo, problemas gástricos, cardiovasculares, hipertensão etc.”, revelou.
De acordo com a nutricionista, quando uma pessoa muda os hábitos alimentares de uma maneira irresponsável, pode prejudicar sua saúde, além de não conseguir obter os objetivos que deseja.
“As pessoas que querem perder peso, ou ganhar massa muscular, precisam de um nutricionista, pois cada pessoa precisa seguir uma prescrição pra ela, individual. Ninguém é igual e milagres não existem”, afirmou a nutricionista.
Para aqueles que não têm condições de pagar um nutricionista, Cristina recomenda comer, pelo menos quatros vezes ao dia, ingerir bastante frutas, verduras, legumes, carnes magras e alimentos integrais, além de descartar o açúcar e a gordura.
Personal Geanny Domingues, da Academia Medley: além dos objetivos, há o fator biológico A nutricionista recomendou, ainda, a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais e chás.
“Antes do almoço e do jantar, recomenda-se comer uma fruta, como banana, laranja, mexerica. Assim, você acaba saciando a fome e comendo menos”, relatou.
Do outro lado, os exercícios também necessitam de um acompanhamento de um profissional.
É o que afirma a personal trainer Geany Domingues, da Academia Medley, no bairro Araés.
“Infelizmente, hoje as pessoas estão buscando muitos treinos pela internet e, muitas vezes, elas não são habilitadas para fazer aquele tipo de exercício. Além dos objetivos, há o fator biológico, os problemas de saúde e de articulação. Tudo isso precisa ser avaliado”, contou.
Para quem quer emagrecer, a personal recomenda os treinos aeróbicos como HIIT, que tem uma alta intensidade e curta duração.
Para quem quer ganhar massa muscular, ela recomenda os treinos de hipertrofia, exercícios com pesos.
“Qualquer que seja o objetivo da pessoa, ela precisa entender que tem ter um acompanhamento profissional, para que não faça treinos errados e consiga atingir seus objetivos mais rápidos”, disse.
Conforme a personal, de dois anos para cá, houve um aumento de 60% pela busca de atividade físicas, na Academia Medley.
Francel emagreceu 12 quilos em apenas dois meses “As pessoas estão mais conscientes, pois existem vários programas de divulgação sobre a qualidade de vida”, disse.
Inspiração
Aos 45 anos e mãe de dois filhos, de 19 e 10 anos, a professora Francel Figueiredo perdeu 12 quilos, em apenas dois meses de uma vida regrada a alimentação saudável e exercícios físicos.
Ela contou que decidiu mudar de vida após sentir o coração palpitar, ao subir as escadas do prédio onde mora.
“Há dois meses, eu estava sedentária, senti muita tontura e o coração palpitar ao subir escadas. Naquele momento, decidi mudar de vida, procurei um endocrinologista, depois um nutricionista esportivo e um profissional de Educação Física. Hoje, sigo uma vida totalmente saudável”, contou.
“Não há segredo em seguir uma vida saudável, não tem essa de seguir dieta de famosos, você precisa criar um hábito de comer bem. Depois que cria esse hábito, você não consegue comer nada fora da dieta, que acaba se sentindo mal”, completou.
Comece agora
A nutricionista Elaine e a personal trainer Geanny afirmam que mudar o estilo de vida implica mudar hábitos adquiridos há muito tempo.
Essa mudança, conforme elas, envolve uma série de medidas que devem ser incorporadas à rotina de forma disciplinada, porém, gradual.
Não é preciso alterar radicalmente seus costumes. O importante é ter uma nova postura diante da sua vida.
“O primeiro passo para adotar um estilo de vida saudável é admitir que você precisa mudar. Ao reconhecer essa necessidade, você começa a promover pequenas mudanças no seu dia a dia”, afirmou Elaine.
‘É interessante, também, traçar um plano com objetivos reais. Por exemplo, se você não faz nenhuma atividade física, não adianta acordar um dia e querer caminhar 10 km. Deixe a ansiedade de lado e entenda que as mudanças não acontecem de um dia pro outro. E não desanime, se aparecerem dificuldades”, afirmou Geanny.
A nutricionista Elaine Cristina afirma que alimentação saudável evita problemas de saúde Algumas iniciativas simples podem dar início a essa mudança de atitude:
– Pratique exercícios físicos regularmente
– Escolha atividades que lhe dêem prazer, que façam você se sentir bem, que melhorem sua auto-estima.
– Respeite seus limites. Se você não pode correr porque tem problemas no joelho, por exemplo, tente fazer uma caminhada leve.
– Alongue-se durante o trabalho. É importante relaxar os músculos e reduzir o estresse.
– O segredo da alimentação sadia é comer um pouco de tudo e não de tudo um pouco. Coma mais vezes durante o dia, em menor quantidade.
– Coma devagar, aprenda a saborear a refeição.
– Coma frutas, verduras e legumes diariamente.
– Deixe as comidas gordurosas e calóricas para o fim de semana com a família, ou para festas. E no dia-a-dia, coma saudavelmente. Não se esqueça de tomar muita água durante todo o dia.
Matéria publicada no site Midianews

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *