Lazer Paraná vai beneficiar 40 municípios paranaenses

Foi lançado no dia 31 de julho, no auditório da Secretaria do Esporte em Curitiba, o Projeto Lazer no Paraná, que consiste na organização de atividades de lazer em municípios com população de até 5.000 habitantes.
O Estado do Paraná é composto de 399 municípios, sendo que destes, 98 tem população inferior a 5.000 habitantes, o que dá 1/4 ou 25% do total. Nestes municípios é que a atuação do Lazer Paraná quer incrementar atividades de lazer que possibilitem futuramente o desejo da prática esportiva. O objetivo do Lazer Paraná é criar pontos estratégicos nos pequenos municípios onde o cidadão tenha momentos de descontração e entretenimento, seja com atividades lúdicas ou mesmo de prática esportiva.
No primeiro estágio, a Secretaria do Esporte repassa aos municípios um kit de materiais para serem usados nos municípios e capacita os gestores do projeto. A responsabilidade do município é a contratação de um estagiário de educação física que possa desenvolver com os kits atividades na cidade. Dos 98 municípios em condições de receber o projeto, 40 serão atendidos neste processo embrionário.
“Talvez o investimento que os municípios tenham recebido nos kits não seja um valor expressivo, mas o contexto de onde este investimento será utilizado é justamente onde o esporte age: na prevenção de doenças, na autoestima, na socialização, na formação e manutenção da cidadania,” ressaltou o secretário do esporte, Evandro Rogério Roman.
O kit que os municípios receberam contam com bolas, medalhas, troféus, jogos de bete ombro, peteca, dama, dominó, frescobol, xadrez, minifutebol e equipamentos de ginástica recreativa.
Os municípios beneficiados: Altamira do Paraná, Arapuã, Arriranha do Ivaí, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança, Cafezal do Sul, Campina do Simão, Campo Bonito, Corumbataí do Sul, Entre Rios do Oeste, Farol, Fênix, Fernando Pinheiro, Godoy Moreira, Guapirama, Iguatu, Inajá, Indianópolis, Itaguajé, Japira, Jardim Olinda, Leópolis, Lobato, Lupionólis, Marumbi, Mato Rico, Nova América da Colina, Nova Santa Bárbara, Porto Rico, Quarto Centenário, Ramilândia, Rancho Alegre do Oeste, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Lúcia, Santo Antônio do Cauiá, São José das Palmeiras, São Manoel do Paraná, Serranópolis do Iguaçu e Virmond.
Na avaliação do Gestor Socioesportivo da SEES e coordenador do projeto, Mauro Cachel, o Lazer no Paraná vai integrar outras atividades desenvolvidas pelos municípios para despertar no cidadão o gosto pela prática esportiva: “Em alguns municípios já existem atividades de lazer, e o papel da Secretaria é incrementar, apoiar e desenvolver essas atividades para que sejam mais que lazer, que seja esportiva. Queremos que o cidadão comece no dominó e depois jogue peteca, pois ai ele se movimenta, melhora a condição de saúde.”
Para o prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Neuri Heiden, os municípios pequenos são carentes de investimentos esportivos e todo apoio do Governo do Estado serve como impulsão para o esporte local: “Um kit como este para um município de 20 ou 30 mil habitantes não faz diferença, mas para nós prefeitos de um município pequeno, isso é um incentivo para melhorarmos e investirmos mais no esporte e no lazer das pessoas.”
COM/SEES

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *