Maringá quebra jejum de 14 anos e leva título geral dos JOJUPs

Após 14 anos de jejum a delegação de Maringá voltou a conquistar o título de campeão geral dos Jogos da Juventude do Paraná. A última vez havia sido em 1999. Nos anos que se seguiram Curitiba e Londrina se revezaram no pódio máximo da competição. Este ano a conquista do troféu teve um importante incremento que selou com ‘chave de ouro’ o sucesso dos 27º JOJUPs em Umuarama. Ao campeão geral foi entregue um veículo Renault Master como prêmio pela conquista. Na segunda colocação geral ficaram os curitibanos e na terceira os londrinenses.

No último dia de competição a delegação maringaense reafirmou a grande fase do esporte do município com mais um ouro no vôlei feminino e uma prata no handebol masculino. Com isso, os maringaenses somaram 455 pontos no total. O segundo colocado, Curitiba, chegou aos 439 e Londrina contabilizou 437 pontos.

“Já estávamos com saudades de sentir o gostinho de ser campeão, isso representa muito para nossa cidade”, comentou o chefe da delegação de Maringá, Jorge Inocente. “Para obter esse resultado investimos bastante. Este ano já foram cerca de três milhões de reais no esporte de rendimento entre Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Liga Nacional, temos dois times na liga e campeonatos das federações”, explica o dirigente.

“A categoria que faz parte dos Jogos da Juventude tem no máximo 18 anos, ou seja, os melhores atletas do Paraná estão aqui. Então esse título tem um significado especial, pois acredito que vai fazer com que o incentivo de empresas, ainda mais agora com a aprovação da lei estadual de incentivo ao esporte, aumente em nosso município e em outros municípios do Paraná”, avalia Jorge. “Além disso, o prêmio que recebemos (veículo Renault) é um estímulo a mais para as delegações lutarem pelo título e no nosso caso será utilizado exclusivamente para o transporte de atletas para as competições que participamos”.

Segundo o chefe da delegação maringaense que vivencia os JOJUPs há mais de 20 anos a qualidade da competição tem crescido muito de uns anos para cá. “Neste governo o esporte paranaense cresceu muito, as portas se abriram para uma facilidade maior de diálogo, no rendimento a gente ta vendo um melhora, assim como nas Olimpíadas Escolares também aumentou nossa representatividade e o número de medalhas conquistadas. Tudo isso é fruto do trabalho das pessoas envolvidas com o esporte paranaense e da atenção do Governo do Estado”, finaliza.

Avaliação do secretário Roman
De acordo com o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, as modificações nos JOJUPs este ano, que permitiu realizar as divisões A e B em datas distintas permitiu maior participação dos municípios; “Cabe ressaltar que todas as modificações foram sendo construídas com a participação da comunidade esportiva do Paraná. Se nós tivéssemos feito a final A e B juntas estaríamos atendendo em torno de cinco mil atletas, agora com as finais em datas diferentes, nossa clientela de atletas cresceu para aproximadamente oito mil”, constatou o secretário.

Outro ponto positivo de acordo com Roman foi o premio oferecido em parceria com a montadora Renault. “Este prêmio que está avaliado em cerca de 130 mil reais surgiu a partir de uma conversa com o Governador Beto Richa, aonde chegamos à conclusão que apesar do gasto acima de quatro milhões de reais para a realização de todas as fases dos Jogos da Juventude, precisávamos acrescentar um incentivo a mais para as equipes. Daí que surgiu a parceira com a Renault que disponibilizou um veículo com 16 lugares que será de uso exclusivo das secretarias ou departamentos de esportes do município”, completou.

“Todos esses são pontos cruciais que vão dando motivação. Estão motivados os treinadores, estão motivados os atletas, os municípios, os árbitros também estão motivados porque nós melhoramos muito suas taxas de arbitragem a partir da meta 200, que visa até 2014 nenhum árbitro do Paraná receber em competições oficiais da SEES menos de 200 reais. Então há um nível de satisfação no ar das pessoas envolvidas com o esporte”, destacou. “Mas não podemos nos esquecer da parceria com os municípios, como é o caso de Umuarama que por meio de sua secretaria de esporte permitiu que as finais A e B fossem realizadas e com sucesso”, finaliza o secretário Roman.

Classificação final geral dos dez primeiros colocados:
1º Maringá

2º Curitiba

3º Londrina

4º Cascavel

5º Foz do Iguaçu

6º Ponta Grossa

7º Toledo

8º Campo Mourão

9º Paranavaí

10º Umuarama

Classificação final por modalidades:

Atletismo feminino
1º Campo Mourão
2º Londrina
3º Maringá

Atletismo masculino
1º Londrina
2º Campo Mourão
3º Curitiba

Badminton feminino
1º Arapongas
2º Toledo
3º Curitiba

Badminton masculino
1º Toledo
2º Curitiba
3º Arapongas

Basquete feminino
1º São José dos Pinhais
2º Foz do Iguaçu
3º Londrina

Basquete masculino
1º Curitiba
2º Londrina
3º Goioerê

Ciclismo feminino
1º Rolândia
2º Maringá
3º Foz do Iguaçu

Ciclismo masculino
1º Maringá
2º Foz do Iguaçu
3º Cascavel

Futsal feminino
1º Telêmaco Borba
2º Foz do Iguaçu
3º Londrina

Futsal masculino
1º Maringá
2º Cascavel
3º São Pedro do Iguaçu

Ginástica rítmica
1º Curitiba
2º Toledo
3º Londrina

Handebol feminino
1º Umuarama
2º Floraí
3º Cascavel

Handebol masculino
1º Campo Mourão
2º Maringá
3º Francisco Alves
Karatê feminino
1º Araucária
2º Londrina
3º Curitiba

Karatê masculino
1º Londrina
2º Araucária
3º Cascavel

Natação feminina
1º Curitiba
2º Cascavel
3º Ponta Grossa

Natação masculina
1º Curitiba
2º Maringá
3º Cascavel

Rugby
1º Curitiba
2º Toledo
3º Cianorte

Taekwondo feminino
1º Londrina
2º Curitiba
3º Cascavel

Taekwondo masculino
1º Londrina
2º Curitiba
3º Pato Branco

Tênis feminino
1º Cascavel
2º Londrina
3º Curitiba

Tênis masculino
1º Londrina
2º Maringá
3º Curitiba

Tênis de mesa feminino
1º Londrina
2º Maringá
3º Curitiba

Tênis de mesa masculino
1º Cascavel
2º Curitiba
3º Maringá

Vôlei feminino
1º Maringá
2º Cascavel
3º Marechal Candido Rondon

Vôlei masculino
1º Maringá
2º Umuarama
3º Londrina

Vôlei de praia feminino
1º Maringá
2º Paranavaí
3º Londrina

Vôlei de praia masculino
1º Maringá
2º Paranavaí
3º Londrina

Xadrez feminino
1º Curitiba
2º Maringá
3º Paranavaí

Xadrez masculino
1º Ponta Grossa
2º São José dos Pinhais
3º Londrina

 

Fonte:COM/SEES

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *