Paraná bate o número de medalhas de 2012 nos JUBs

O sábado (26) foi marcante para os paranaenses nos 61º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Goiânia, capital de Goiás. Foram 10 medalhas conquistas, que somadas as sete do primeiro dia, ultrapassam o número total de conquistas de 2012, que foram 15. No ano passado o Paraná conquistou sete ouros, duas pratas e seis bronzes. Foram 13 medalhas nas modalidades individuais e duas nas coletivas. Este ano já são quatro de ouro, cinco de prata e oito bronzes nas individuais, as modalidades coletivas só começam no dia 29/10.

Judô

Mirelly Thaisa Santos da UNIPAR de Umuarama conquistou o bronze na categoria ligeiro, menos de 48 kg. Mirelly tem 20 anos e essa é a primeira vez que ela compete nos JUBs, porém a judoca paranaense participou em 2013 do sul brasileiro, disputado em Porto Alegre, onde ficou com o bronze na mesma categoria. Mirelly não recebe nenhum tipo de bolsa e trabalha como professora de judô na academia Prosport, em Umuarama, para poder manter os estudos.

Ela destaca o nível da competição. “Está muito bom, em cada categoria tem no mínimo um atleta de seleção brasileira, adulta ou de base, a minha única derrota foi para uma atleta de seleção, Maria Eduarda do Rio de Janeiro”, conta. Ela também falou sobre a surpresa e emoção de conquistar uma medalha. “Treinei para a competição, mas não esperava o resultado, estou muito feliz e contente”, finalizou Mirelly.

A outra medalha da modalidade foi o bronze conquistado na categoria meio pesado, menos de 78 kg, com Alexia de Lima, da GUAIRACÁ de Guarapuava, na sexta-feira (25).

Natação

No segundo dia de competições da natação o Paraná conquistou três medalhas, uma de prata e duas de bronze. Itamar Schmitz, da UNICESUMAR de Maringá, ficou em segundo lugar na prova dos 50 metros peito com o tempo de 29s86, esta foi a primeira medalha de Itamar na competição. Porém o destaque individual da modalidade, até o momento, é Cássio Fragoso da UTFPR de Curitiba, que conquistou três medalhas de bronze, nos 200 metros medley onde Cássio cravou o tempo de 2m10s43 e na prova dos 200 metros borboleta onde marcou 2m12s35 nos. O outro bronze de Cássio foi conquistado nos 400 metros medley em 4m39s02, na sexta-feira (25).

Atletismo

O atletismo paranaense mostrou mais uma vez sua força e conquistou seis medalhas neste sábado (26), dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Cleiton Cezário, da FAFIPA de Paranavaí, ficou em primeiro nos 1500 metros e Bruno Fidélis, da INTEGRADO de Campo Mourão, que conquistou o ouro na marcha atlética. As duas pratas foram conquistadas por Suelen da Silva, da UTFPR de Campo Mourão, no salto com vara e por Tatiane Raquel, da GUAIRACÁ de Guarapuava, nos 1500 metros. Talita Medeiros, da FAFIPA de Paranavaí e Danilo Romero, da UNIPAR de Cianorte, conquistaram o bronze no lançamento do dardo e no arremesso de peso, respectivamente.

No primeiro dia de competições, sexta-feira (25), foram cinco medalhas, dois ouros, duas pratas e um bronze, além de um recorde nacional. Cleiton Cezário, da FAFIPA de Paranavaí, baixou em oito segundos o tempo dos 3.000 metros com barreiras, cravando 9m09s e se tornando o atual recordista brasileiro universitário. Além do ouro de Cleiton, outros quatro atletas garantiram medalhas para o Paraná. Tatiane Raquel, da GUAIRACÁ de Guarapuava, assim como Cleiton, ficou com ouro nos 3.000 metros com barreiras, o detalhe desta prova foi que Tatiane deu uma volta sobre a segunda colocada, mostrando que veio muito bem preparada para os JUBs.

Arthur Terezan, da UEM de Maringá, e Túlio Bernardo, da UEL de Londrina conquistaram a prata nos 400 metros com barreiras e salto triplo, respectivamente. Eduardo Gauze, da FAFIPA de Paranavaí ficou com o bronze no salto com vara.

O 61º Jogos Universitários Brasileiros é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *