PR nas Olimpíadas das Apaes

A delegação paranaense destacou-se no primeiro dia de competições da 20ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes, em Maringá. Atletas do Estado conquistaram 22 medalhas nas modalidades de tênis de mesa, capoeira, ginástica artística e rítmica.
A equipe de tênis de mesa, que ganhou seis medalhas de ouro e duas de bronze, foi a grande sensação. De acordo com o técnico Wilson Bini Junior, as conquistas são resultado de um trabalho intenso de preparação dos alunos. “Eles gostam e se dedicam muito ao esporte”, afirmou.
A equipe é formada por oito atletas, três deles integrantes do programa Top Formador, do governo do Estado, que fornece bolsas de estudos para alunos com potencial para disputar os Jogos Olímpicos em 2016.
O estudante Dione Ferreira da Cruz é um dos talentos. Dione, junto com o colega Juliano Fiorentin Miranda, conquistou a primeira medalha de ouro da equipe. “Nós já temos um
entrosamento muito bom, então já esperávamos ir bem nas competições. Foi bem legal”, contou.
Além do tênis de mesa, as equipes de capoeira, ginástica rítmica e artística e natação também garantiram os primeiro lugares. A aluna Aline da Silva, da Apae de Apucarana, ganhou a medalha de ouro na ginástica rítmica.
Aline já havia conquistado a medalha de ouro nas Paralimpíadas realizadas em São Paulo em outubro desse ano. “No começo eu fiquei um pouco nervosa, mas depois tudo deu
certo”, disse a aluna.
A delegação é composta por 116 pessoas entre para-atletas e comissão técnica. As provas seguem até sábado (10). “Esse bom desempenho dos nossos alunos é resultado do trabalho que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo na área das atividades esportivas”, afirmou Aluizio da Rosa, coordenador de Esporte Escolar do Departamento de Educação Básica.
A Secretaria Educação, explicou o coordenador, trabalha para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e atividades de prática de esporte e lazer através de programas que são desenvolvidos em contraturno escolar.
“Esses programas proporcionam aos alunos a oportunidade de praticar esportes, além da aula de educação física, onde eles podem se especializar mais nas modalidades esportivas”, concluiu Aluízio.
Mais de 41 mil alunos participam o programa Hora Treinamento, esporte e lazer. Outros 20 mil alunos de mais de 280 escolas participam de atividades esportivas através do programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria do Esporte e Ministério do Esporte.
 
 

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *