26° JOJUPs

na foto: Time de Ponta Grossa
Muitos atletas que  disputam a 26ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), em São José dos Pinhais, se beneficiam do programa Talento Olímpico do Paraná 2016 – TOP 2016, lançado pela Secretaria de Estado do Esporte para incentivar e descobrir novos talentos no Paraná.
Participando das provas de natação, na piscina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde são disputadas as provas da natação do JOJUPs, o atleta Otávio Odppis, da seleção de Araucária, destaca que “ disputar torneios em outras cidades dá oportunidade de competir em alto nível e interagir com vários outros atletas”. Otávio recebe ajuda de custo para as viagens e considera o TOP 2016 fundamental para a formação de novos atletas, em todas as modalidades olímpicas.
“O programa é uma primeira ajuda para estes jovens atletas. Serve como um empurrão para a carreira deles deslanchar”, destaca o técnico de natação da delegação de Colombo, Eduardo Bilo. Ele, que também é treinador dos atletas do TOP 2016, aponta que nesta fase de transição os jovens merecem uma atenção especial.
Luiza Pegoraro, 17 anos, da equipe de natação de Foz do Iguaçu, ressalta que só pode vir para o JOJUPs com o apoio do programa. “O nível técnico da competição está muito bom”, disse a nadadora, que vê o programa como uma forma de reconhecimento para os jovens atletas que sonham com uma carreira profissional.
Para a técnica da equipe de natação da delegação de Ponta Grossa, Valquíria de Almeida Mryczka, “o programa é uma grande motivação para os atletas que mais precisam”. Ela diz ter observado um aumento da dedicação nos treinamento e no desempenho competitivo dos atletas contemplados pelo TOP 2016. “Além disso, o programa também serve como incentivo para os atletas que estão começando agora, mas já observam os jovens que participam do TOP”, acrescenta Valquíria.
TOP 2016 – O Talento Olímpico 2016 contempla 400 atletas em idade escolar (jovens de até 18 anos) com bolsas-auxílio. Além dos atletas, outros 50 técnicos também são beneficiados. Os atletas foram escolhidos com base no desempenho deles no ano de 2011 e no potencial para disputas de competições nacionais e internacionais em todas as modalidades olímpicas e paralímpicas.
JOJUPs – A fase final dos 26° Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte, em parceria com o município de São José dos Pinhais e patrocínio da Renault.
 
Fonte: Bem Paraná

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *