Futebol Amador

A formatura do curso de Árbitros de Futebol foi realizada no último dia 09 de novembro, em grande evento realizado no Restaurante Dom Antonio, salão Romano, em Santa Felicidade. A formatura de mais essa turma de árbitros da Escola Victor Marcassa representa para a Federação Paranaense de Futebol a consolidação da renovação da arbitragem no futebol paranaense. Com idade média de 20 anos, a maioria estudantes de educação física, durante o curso estes jovens demonstraram possuir os requisitos exigidos para o ingresso na arbitragem paranaense. O conteúdo programático do curso atendeu às exigências da matriz curricular nacional, contemplando o que há de mais moderno na formação interdisciplinar do árbitro de futebol a nível nacional. Na área fundamental, as disciplinas Regras do Jogo, Árbitro Assistente, Preparação Física e Mecânicas e Técnicas de Arbitragem, responsáveis pelos pilares técnico e físico do árbitro, foram conduzidas por instrutores com cursos de especialização na CBF.

Nas disciplinas assessórias, especialistas nas áreas de legislação esportiva, súmulas e relatórios, psicologia, nutrição e ética se encarregaram de complementar os ensinamentos dos pilares social e psicológico, complementando assim a formação integral dos formandos, dando a certeza de que a boa semente foi lançada, resta agora aguardar os bons frutos.

Além das aulas teóricas, os novos árbitros foram para a prática com estágios supervisionados em escalas da Copa Kaiser, jogos de escolinhas, Campeonato Cobrinha e campeonatos das Ligas de Curitiba e da região metropolitana.

 

ESCOLA DE ÁRBITROS

 

A escola, instalada em 2.009, após quatro anos sem formaturas, entregou nesse período quatro turmas e 178 novos árbitros, considerando desse modo que há uma nova geração de árbitros de futebol no Paraná e, portanto, sua missão de renovação do quadro está completa nesse momento.

A cada nova turma que se forma, a Federação Paranaense de Futebol e a Escola Victor Marcassa prestam homenagem a um árbitro que tenha se destacado na arbitragem paranaense com uma folha de serviços lastreada na competência e retidão de caráter, honrando dessa forma a arbitragem paranaense e deixando aos novos árbitros um exemplo a ser seguido.

O homenageado com o nome dessa turma, árbitro Nilton Ramon, é uma pessoa com ligação familiar muito forte com o futebol paranaense. Seu avô, Adelino Bressiani, foi o primeiro presidente da liga curitibana de futebol, a qual deu origem a nossa atual federação paranaense, tendo sido também fundador do então Clube Atlético Ferroviário.

 

MESA DE HONRA

 

A mesa de honra contou com a presença do presidente da FPF, Hélio Cury; prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, paraninfo da primeira turma da Escola de Árbitros Victor Marcassa; secretário de Esportes do Governo do Paraná e árbitro FIFA, Evandro Rogério Roman; presidente da Comissão de Árbitros da CBF, Aristeu Leonardo Tavares; professor da disciplina Árbitro Assistente e paraninfo da turma, Roberto Braatz; o homenageado com o nome de turma dos formandos, árbitro da FPF das décadas de 60 a 90, Nilton Ramon; o coordenador do curso e diretor da Escola de Árbitros Victor Marcassa, João Candido Hartmann; o jornalista Leônidas Dias, representando a crônica esportiva neste evento; e o vice-presidente da FPF, Amilton Stival.

 

FORMANDOS

 

Alexandre Francisco Costa, Alexandre Luiz Casagrande, Alexandre Sanches Ferreira Antonio, Ana Caroline Simão Barboza, Ariana Aline Floriano / Pai Sr. Ari Floriano, Camyla Carolina Santos Machado, Candido Rodrigo Ribeiro de Azevedo, Carlos José de Oliveira Mattos Filho, Felipe Kirchner Bello, Francisco Picussa, Giovani Marlus de Oliveira Massoquetto, Giovanni Bazani Banas, Guilherme Natan Paiano dos Santos, Gustavo Alfonso Rocha, Igor Felipe Casagrande, José Rafael Júnior de Araujo, José Ricardo De Souza Costa, Leandro José Cubas, Lelis Terêncio de Lara, Leonardo Gabriel Kuhn, Leonardo Polatti Anad Portella, Lucas de Andrade Amaral, Marcelo Sousa Costa Junior, Marlise Aparecida de Carvalho, Murilo Rodrigues Marcos, Paulo Gustavo Rivelini, Priscila Cremonez, Rafael Eduardo da Rocha, Raphael Menezes Madeiro, Regis Eduardo da Silveira, Roger Fernando Guimarães, Ryan Chubter Ribeiro, Taciane Batista, Thiago Carnieri Kempe, Thiago Leão Spessia, Thiago Moraes Escobar e Wesley Raphael Mance Malinoscky.

 

Fonte: Bem Paraná

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *