Rugby abre temporada de 2013 neste final de semana

A temporada oficial do rugby paranaense começa neste final de semana com dois jogos pelo CPR 2013 – Campeonato Paranaense de Rugby. Em Guarapuava haverá o confronto entre Lobo Bravo x Hawks de Maringá. Já em São José dos Pinhais o jogo é entre Urutau x Londrina.

O certame deste ano inclui ainda o atual bi campeão estadual e vencedor de 5 dos 6 estaduais até hoje disputados, o Curitiba Rugby Clube e o debutante na elite, o campeão da Copa Paraná, Toledo Rugby, que jogam somente no dia 09 de março.

Além disso, este ano há o 1º calendário de rugby juvenil, categoria M-18 onde jogarão as equipes do CRC, Lobo Bravo, Toledo e Maringá/Cianorte que atuarão juntas na temporada de rugby XV este ano.

O certame adulto será disputado de março a meados de junho, sendo a melhor equipe colocada, exceção do CRC, a indicada para disputar a Copa do Brasil. Ano passado o vice estadual foi o Londrina que também ficou com o vice da Taça John Swann, o Paranaense de Rugby 7´e se habilitou a participar do Brasil Sevens início deste ano.

Além do Londrina, um reestruturado Lobo Bravo promete voltar a brigar pelas primeiras posições. Atuando junto aos jovens, a equipe de Guarapuava quer voltar a ser a grande força do interior do Estado. Ao seu lado está o Hawks Maringá, único clube até o momento que conseguiu quebrar a hegemonia dos Touros da capital e que após mudanças em seu comando, atuará em conjunto com o time do Tempestade Cianorte na temporada de Rugby XV.

As equipes jogam em turno único, classificando-se as quatro melhores que jogam semi e finais.

Pela primeira vez o calendário feminino cobre o ano todo. Além do Sul Brasileiro a ser disputado por dois representantes de cada Estado de março a maio, as meninas contam com etapas exclusivas. Em março jogam em Londrina, maio Curitiba, agosto em Londrina e em outubro e novembro jogam junto com os juvenis e adultos nas etapas de Toledo e Curitiba respectivamente na Taça John Swann.

 

Fonte: Secretaria de Esporte do Paraná

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *