Novo calendário e critérios para a escolha de técnicos dos JOJUPs

O presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) Leopoldo Cunha Neto está divulgando o calendário esportivo de Ponta Grossa para 2013, com os primeiros eventos programados para abril. Criada pelo prefeito Marcelo Rangel a Fundesp substitui a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, com a missão de planejar, promover, coordenar, executar e acompanhar as ações na área do esporte em Ponta Grossa.

Acompanhado pelos professores Marcos Aurélio Schemberger, diretor geral, Carlos Henrique Pedroso, diretor de esportes, e José Francisco Macedo, chefe da divisão técnica, Leopoldo afirma que os dois primeiros meses foram tomados pela definição da equipe diretiva e das funções de cada um dos servidores, além da elaboração do cronograma de atividades para o ano. “Também nos reunidos com dirigentes das mais diversas modalidades em busca de soluções para o esporte ponta-grossense, que começa a viver uma nova era”, dia Leopoldo.

Uma novidade certamente vai acirrar a disputa pelos primeiros lugares, tanto nos Jogos Estudantis Municipais (JEM) como no Campeonato Estudantil Municipal (CEM). Os técnicos campeões do grupo 5 serão convidados para dirigir as equipes ponta-grossenses nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) em 2014. “Será um prêmio ao empenho dos profissionais, que passam a ter uma motivação a mais na busca pelas medalhas de ouro, mas também queremos que as equipes sejam formadas pelos melhores atletas da cidade, com a convocação dos destaques das duas competições”, destaca Schemberger, mais conhecido como “Padre”.

Para os Jogos desse ano não haverá mudanças nos critérios de convocação dos treinadores, mas desde já fica o alerta para aqueles que não cederem jogadores para a seleção, que ficarão impedidos de concorrer ao posto. “Com isso esperamos fortalecer as nossas equipes, encerrando uma atividade verificada em outros tempos, com técnicos negando a cessão de atletas e incentivando a saída para outros municípios”, enfatiza o dirigente.

Também não poderão comandar as equipes ponta-grossenses técnicos que não sejam filiados ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), aqueles que no ano anterior não tenham conseguido classificar uma equipe na fase regional, ou que tenha sido rebaixado da divisão A. “São critérios que visam o fortalecimento do nosso esporte”, completa o “Padre”.

 

Calendário

As inscrições do CEM 2013 serão abertas no próximo dia 11, com disputas nos grupos Mirim (nascidos em 2001 e 2002), B (1999 e 2000) e C (entre 1996 e 1998), nas modalidades de basquetebol, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia, sempre no masculino e feminino.

Os 29° JEM acontecerão entre os dias 18 de maio e 1° de junho, com disputas em cinco grupamentos, abrangendo todas as faixas etárias do ensino de primeiro e segundo graus.

Também estão definidas as datas das etapas de abertura dos circuitos de Atletismo (7 de abril), Xadrez (13 e 14 de abril), Vôlei de Praia (20 e 21 de abril), Corridas Rústicas (28 de abril) e Karatê (27 de abril). Estão programados também os circuitos de Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Bolão, Taekwondo e Judô.

A Copinha de Futebol de Ponta Grossa terá disputas das categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, assim como acontecerão festivais de mini basquete, mini handebol, mini vôlei e mini futsal, para crianças de 7 a 12 anos.

As atividades da academia de musculação do Ginásio Oscar Pereira serão iniciadas na segunda-feira, nos seguintes horários: 13 às 22 horas nas segundas, quartas e sextas-feiras; e das 8 às 12 horas nas terças e quintas-feiras.

 

Jogos Oficiais

Campeã feminina no basquetebol e voleibol dos Jogos Abertos do Paraná em 2012, Ponta Grossa estará disputando os Jogos Abertos Brasileiros (JABs) entre 29 de maio e 4 de junho na cidade catarinense de Criciúma.

A fase regional dos JOJUPs será realizada em Prudentópolis entre os dias 19 e 25 de julho, em Castro, com Ponta Grossa presente no basquetebol masculino e feminino, handebol masculino e feminino, futsal feminino, xadrez e vôlei de praia.

Ainda nos JOJUPs a divisão B terá suas finais entre os dias 20 e 26 de setembro, em Umuarama, que também sediará as finais da divisão A, entre 18 e 26 de outubro.

Nos JAPs os ponta-grossenses participarão da fase regional no handebol masculino e feminino, bolão masculino e feminino, bocha e futebol, entre 13 e 16, 20 e 23 de junho, na cidade de Prudentópolis. As finais dos JAPs na divisão B serão em Apucarana, entre 23 e 29 de agosto, com Cascavel recebendo a divisão A entre 22 e 30 de novembro.

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *