UPE começa curso de doutorado em educação física

No dia 04 de março de 2013, ocorreu a aula inaugural do Curso de Doutorado do Programa de Educação Física da Universidade de Pernambuco.Em seu discurso, o reitor, Prof Carlos Calado lembrou que aquela não era uma aula qualquer, a última aula inaugural de um doutorado na UPE ocorreu em 1986, quando foi criado o Doutorado em Odontologia.
Nos últimos anos, foram criados alguns programas de mestrado na Universidade de Pernambuco, em diversas áreas do conhecimento: Educação Física, Ciências da Saúde, Hebiatria, Perícias Forenses, Enfermagem, Biologia Celular e Molecular Aplicada, Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Tecnologia da Energia, em acréscimo ao mestrado de Odontologia, sênior com mais de 40 anos.
O mestrado em Odontologia foi criado em 1972, seguido de seu doutorado em 1986. Apenas em 1993, criou-se o Mestrado em Tocoginecologia, que já não está mais em funcionamento nos dias atuais. Depois, foi preciso vários anos para iniciar um novo processo de abertura de cursos de pós-graduação stricto sensu na UPE.
E dos novos mestrados abertos já no século XXI, o de Educação Física foi o primeiro a iniciar um Curso de Doutorado, o segundo da UPE, necessário para sua manutenção como Universidade, segundo critérios do Ministério da Educação.
A criação de um doutorado exige qualidades não triviais. O sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação, acompanhado pela CAPES, estabelece critérios rigorosos na proposta do programa e na produção científica dos docentes. Este sistema de avaliação e acompanhamento tornou a pós-graduação brasileira respeitada em todo o mundo.
O processo de criação de doutorado foi longo e árduo. Criado em 2007, o mestrado de Educação Física, associado com a UFPB, amadureceu ao longo dos anos, com trabalho contínuo e incorporação de docentes pesquisadores, através de concurso público. Foi necessário empenho acadêmico e administrativo para se alcançar tamanha conquista.
Sem dúvida, todos que fazem a UPE estão orgulhosos de todos aqueles que fazem a Educação Física na Universidade de Pernambuco. A Escola Superior de Educação Física (ESEF) já havia atingido a excelência no ensino da graduação e em atividades de extensão, e agora atingiu sua excelência no ensino da pós-graduação e em atividades de pesquisa com importante produção de conhecimento para a área.
Fonte: Viviane Colares – Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *