Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) e o Conselho Federal de Educação Física abriram na manhã desta sexta-feira (26), no hotel Promenade, em Curitiba, o 5º Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Educação Física do Estado do Paraná, que tem como objetivo discutir assuntos que norteiam a formação dos novos profissionais pelas Universidades e Faculdades, e uma cada vez melhor adequação ao mercado de trabalho, em constante evolução.
A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; do presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco; do assessor de planejamento do ensino superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Francisco Paulo Trautwein; Aluísio Rosa de Mesquita, coordenador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Secretaria Estadual de Educação; José Alberto Campos, chefe de divisão do Esporte de Rendimento – da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná e Aluísio de Oliveira Dutra Junior, secretário da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ).
Após a solenidade de abertura, o conselheiro Rony Tschoeke, realizou uma brilhante palestra, com o tema “Programas de Bem-Estar: Um Mercado Emergente”, sobre a atuação estratégica do profissional de educação Física nas empresas, através da Ginástica Laboral.
A tarde foi iniciada com a fala do presidente do CREF9/PR, sobre a atuação do Sistema CONFEF/CREFs e sua integração com as Istituições de Ensino Superior. Após, o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber segue com o tema “Diretrizes Curriculares da Educação Física: Bacharelado e Licenciatura”. A sexta-feira encerrou com um debate sobre o CONDIESEF – Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física.
O sábado
O segundo dia do evento contou com esclarecimentos do Dr. Steeve Beloni Dias, assessor jurídico do CREF9/PR, informando aos coordenadores de cursos um pouco da base legal que rege o exercício da profissão de Educação Física, além de ter esclarecido diversas dúvidas. Também participaram nos esclarecimentos os presidentes Jorge Steinhilber e Antonio Eduardo Branco, do CONFEF e CREF9/PR, respectivamente.
Dando sequência ao Encontro, o conselheiro Marcelo Hagebock, que atua no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, mostrou as diversas formas que o profissional de Educação pode atuar na área da Saúde, junto ao SUS, e que consiste num grande mercado de trabalho.
Alexandre Machado, profissional de Educação Física, que já integrou o Ministério da Saúde representando nossa classe, forneceu um profundo conhecimento sobre a atuação da Educação Física na área da Saúde e sugeriu formas da Universidades prepararem melhor os seus acadêmicos para esta área.
O evento se mostrou como essencial para que as Universidades se adaptem às novas realidades de mercado, especialmente em campos ainda não tão explorados, principalmente a Ginástica Laboral e a área da Saúde, mas também o Pilates e diversos esportes ainda não contemplados pelas grades curriculares atuais.