Encontro de Coordenadores de EF tem saldo positivo

Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) e o Conselho Federal de Educação Física abriram na manhã desta sexta-feira (26), no hotel Promenade, em Curitiba, o 5º Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Educação Física do Estado do Paraná, que tem como objetivo discutir assuntos que norteiam a formação dos novos profissionais pelas Universidades e Faculdades, e uma cada vez melhor adequação ao mercado de trabalho, em constante evolução.
A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; do presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco; do assessor de planejamento do ensino superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Francisco Paulo Trautwein; Aluísio Rosa de Mesquita, coordenador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Secretaria Estadual de Educação; José Alberto Campos, chefe de divisão do Esporte de Rendimento – da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná e Aluísio de Oliveira Dutra Junior, secretário da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ).
Após a solenidade de abertura, o conselheiro Rony Tschoeke, realizou uma brilhante palestra, com o tema “Programas de Bem-Estar: Um Mercado Emergente”, sobre a atuação estratégica do profissional de educação Física nas empresas, através da Ginástica Laboral.
A tarde foi iniciada com a fala do presidente do CREF9/PR, sobre a atuação do Sistema CONFEF/CREFs e sua integração com as Istituições de Ensino Superior. Após, o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber segue com o tema “Diretrizes Curriculares da Educação Física: Bacharelado e Licenciatura”. A sexta-feira encerrou com um debate sobre o CONDIESEF – Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física.

O sábado

O segundo dia do evento contou com esclarecimentos do Dr. Steeve Beloni Dias, assessor jurídico do CREF9/PR, informando aos coordenadores de cursos um pouco da base legal que rege o exercício da profissão de Educação Física, além de ter esclarecido diversas dúvidas. Também participaram nos esclarecimentos os presidentes Jorge Steinhilber e Antonio Eduardo Branco, do CONFEF e CREF9/PR, respectivamente.
Dando sequência ao Encontro, o conselheiro Marcelo Hagebock, que atua no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, mostrou as diversas formas que o profissional de Educação pode atuar na área da Saúde, junto ao SUS, e que consiste num grande mercado de trabalho.
Alexandre Machado, profissional de Educação Física, que já integrou o Ministério da Saúde representando nossa classe, forneceu um profundo conhecimento sobre a atuação da Educação Física na área da Saúde e sugeriu formas da Universidades prepararem melhor os seus acadêmicos para esta área.
O evento se mostrou como essencial para que as Universidades se adaptem às novas realidades de mercado, especialmente em campos ainda não tão explorados, principalmente a Ginástica Laboral e a área da Saúde, mas também o Pilates e diversos esportes ainda não contemplados pelas grades curriculares atuais.
 
Presidente Branco palestrando sobre as diferentes formas de inserção mercadológica para os Profissionais de Educação Física, com os megaeventos que se aproximam e com as novas realidades de mercado
Os coordenadores participando com suas dúvidas e colocações

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *