Copa América de Quad Rugby será no Tarumã

A capital paranaense receberá um grande evento de Rugby em Cadeira de Rodas, a  Copa América de Clubes. O torneio reunirá equipes do Brasil e da Argentina durante os dias 20 e 21, no Ginásio do Tarumã. As partidas terão início ás 9h do  sábado (20). Os ingressos poderão ser adquiridos, no dia, através da  contribuição de uma lata de leite em pó. As equipes confirmadas na disputa da  Copa América são: Gladiadores Curitiba (PR), Titans Quad Rugby (PR), Santer Rio  Quad Rugby (RJ) e Tigre Quad Rugby (ARG). O Ginásio fica na Avenida Victor  Ferreira do Amaral, 1749. Telefone (41) 3266 5173.
Segundo Rafael Gouveia, técnico da equipe Gladiadores, são grandes as expectativas para a competição. “Esperamos conquistar o título. Estamos treinando pesado desde janeiro, e este será o primeiro teste antes do Campeonato Brasileiro, agendado para o mês de maio. Temos 10 atletas na equipe deste ano, todos treinando três vezes por semana”, disse. O treinador também falou sobre o crescimento da  modalidade nas Américas. “O Quad Rugby está se desenvolvendo no continente, e já  vai ter cerca de 10 países praticantes no final de 2014. Isto pode compor o evento do Parapan em 2015 em Toronto, e é muito interessante pra modalidade a nível regional”, comentou Rafael.
O Secretário de Esporte do Estado, Evandro Roman, comemora a realização do evento na capital. “Curitiba terá a oportunidade de conhecer uma das principais modalidades paralímpica mundial. Os atletas do Paraná, da equipe dos Gladiadores são muito bons, quatro deles fazem parte da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas. Teremos ótimos jogos no Ginásio do Tarumã”, conclui Roman.
O Rugby em Cadeira de Rodas é também conhecido como Quad Rugby por ser praticado por atletas quadriplégicos. Uma partida é disputada em quadra de tamanho similar do basquete, com uma bola similar á de voleibol. O objetivo é cruzar a linha de fundo do adversário portando a bola, o que atribui um ponto a equipe. Os jogos são divididos em
quatro períodos e cada um dura oito minutos.
Quem rege a modalidade no Brasil é a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – ABRC. Em Curitiba, as equipes são gerenciadas pela ONG Saúde Esporte, com apoio da
Federação Paranaense de Rugby em Cadeira de Rodas. Mais informações: www.saudeesporte.com.br.

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *