Especialistas condenam exercícios de 'musinha fitness' de 9 anos

A moda das webcelebridades fitness – as magras musculosas que fazem sucesso na internet com corpos trincados e dicas de atividade física e alimentação – chegou ao universo das crianças. No Instagram, uma goiana de nove anos, autointitulada “primeira blogueira fitness infantil”, posta fotos de sua dieta e treinos de musculação.
 
 
As imagens são acompanhadas de legendas como “cuidando do meu muquezinho” e das hashtags #musinhafitness e #blogueirafitnessinfantil. Encorajada pelos pais, a garota exibe a sua forma de biquíni e, em um autorretrato no espelho, o “abdômen dos sonhos”. Especialistas ouvidos pelo site de VEJA condenam o comportamento.
 
Para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital São Luiz, em São Paulo, garotas de nove anos devem fazer exercícios de baixo impacto, como natação, atletismo, balé e ginástica olímpica, sempre com a aprovação de um pediatra. De acordo com ele, a musculação pode prejudicar a absorção de cálcio e causar danos articulares, musculares e ósseos, comprometendo o crescimento da criança. Um pediatra poderia, eventualmente, abrir uma exceção para os pequenos com sobrepeso. “No consultório, eu só libero a musculação depois da fase do estirão, dos 13 aos 15 anos”, afirma Reibscheid.
 
Além do malefício ao físico da criança, o pediatra afirma que o dano também é psicológico. “Não é normal uma criança trocar a boneca pela academia e dar tanta importância à própria imagem”, diz. A rotina da menina também é vista com ressalvas por Paulo Correia, fisiologista do exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
 
“Salas de academia não são adaptadas para crianças”, diz ele. Mais do que exercícios isolados de musculação, os pequenos precisam praticar atividades que estimulem a coordenação motora e fortaleçam vários músculos ao mesmo tempo, ressalta o fisiologista. Algumas modalidades indicadas são vôlei, basquete, natação e dança. “Além disso, a atividade precisa ser divertida. Uma brincadeira de cabo de guerra, por exemplo, exercita mais músculos ao mesmo tempo do que a musculação.”
Repercussão
Nesta segunda-feira, a conta da menina no Instagram – cujo número de seguidores pulou de 2.000 para 14.000 em menos de 24 horas – foi inundada de comentários, divididos entre a admiração e a crítica. Diante da repercussão, a mãe da garota, Mileny Manur, escreveu um texto dizendo que toda a família pratica atividade física e se alimenta bem. “Treinar foi um pedido único e exclusivamente dela. Ela treina duas vezes por semana, com o acompanhamento do pai, que é educador físico há 13 anos. Os treinos são adaptados à idade dela, realizados como uma atividade lúdica”, escreveu.
Sete passos para introduzir a criança ao esporte
Converse com o pediatra
O especialista orientará qual é a melhor atividade, além de ajudar a mostrar para a criança que a atividade física é importante.
Encontre uma atividade divertida
A criança precisa gostar do que foi proposto para que ela não desista facilmente. Envolver a família também pode ajudar.
Perceba se a atividade é adequada
Por exemplo, uma criança de 7 anos não está preparada para fazer musculação. Futebol e natação, contudo, podem ser interessantes.
Planeje-se
É importante que a criança tenha tempo para desempenhar a atividade escolhida e que algum adulto possa levá-la ao local. Faltar demais pode desestimular a  criança.
Pergunte sobre a segurança
Independentemente da idade da criança, é importante saber se o ambiente é seguro e apropriado para o tamanho dela. Além disso, é preciso checar se os profissionais são especializados em orientação infantil.
Seja um modelo
Se os pais praticam esportes, é mais fácil incentivar a criança. Funciona do mesmo jeito com alimentação. Não adianta oferecer salada se você não come.
Não exagerar
 
Se a criança estiver muito cansada ou doente, é natural que não esteja animada para a atividade. Saiba perceber os sinais.
 
Matéria publicada pelo site Veja

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *