Hidratação nos dias frios: saiba como manter o corpo hidratado

A água ajuda na eliminação das toxinas da alimentação e hidratação da pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento.
Dores de cabeça, boca seca, náuseas, queda de pressão, cansaço e cãibras podem ser sinais de que o seu organismo está desidratado. O corpo tende a transpirar para equilibrar a temperatura corporal. Dessa forma, o corpo acaba perdendo muita água e sais minerais. Se a reposição não for feita, o seu organismo passa apresentar sinais de desidratação como, dor de cabeça, tontura, boca seca, náuseas, queda de pressão, cansaço e até cãimbras.
 
Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, a água ajuda na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento. “Quem consome muitas verduras e frutas pode ingerir menos água, mas já aqueles que ingerem muito sal, sentem necessidade de ingerir mais líquido”, afirma.
 
Para não exagerar na quantidade de água, o nutrólogo recomenda fazer uma conta. “Por exemplo, um adulto saudável pode tomar cerca de 30 a 35 ml de água por quilo de peso. Um indivíduo de 70 kg deveria ingerir entre 2100 e 2450 ml de água por dia”, ensina o nutrólogo.
 
Além da água, sucos de vitaminas também ajudam repor a quantidade de líquido perdido pelo organismo. “O excesso de sucos de frutas podem levar o aumento do peso devido ao açúcar, porém, se forem consumidos moderadamente não tem problema. Os chás também são aliados da hidratação e não tem calorias”, ressalta o Dr. André.
 
Quando e como se hidratar?
 
Durante a atividade física é importante ficar de olho na hidratação. A pessoa tende a perder mais rápido sódio e potássio e por isso é necessário ingerir líquidos. “A água não fornece os mesmos nutrientes de um isotônico, porém, já é suficiente para controlar a temperatura corporal durante os exercícios”, disse o nutrólogo.
 
Por outro lado, o isotônico contém carboidratos que ajudam a melhorar o desempenho nas atividades. “O isotônico é uma bebida esportiva indicada após os treinos para repor rapidamente os eletrólitos, como sódio e potássio”, esclarece o especialista.
 
E pra quem vai aproveitar a praia no verão não se esqueça do isotônico natural, a água de coco. “A água de coco também é indicada para repor os sais minerais, entretanto, quem tem hipertensão deve ter mais cuidado ao ingerir a bebida, pois ela é rica em sais”, recomenda o nutrólogo.
 
Sobre o especialista
Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso
 
Matéria publicada no site Segs

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *